Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenadores dos cursos de Educação Física e Geografia visitam Polo de Miguel Alves para acompanhamento das atividades acadêmicas

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h33

Na última segunda-feira (24), os Coordenadores dos cursos de Educação Física e Geografia, Prof. João Claudino e Profa. Bartira Viana, realizaram visita ao Polo de Miguel Alves para acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2023.1.

O Prof. João Claudino destaca que a visita foi bastante proveitosa e que é sempre uma satisfação estar em contato direto com a coordenação local e com os cursistas. “A turma de Educação Física é bastante engajada, participativa. Durante a visita esclarecemos dúvidas, alinhamos questões a respeito do SIMPARFOR, da disciplina ACE II e, principalmente, renovamos as energias já para o próximo semestre”, afirma.

WhatsApp Image 2023 07 27 at 10.18.11

Prof. João Claudino (à direita) com o Prof. Mário Simim e a turma de Educação Física

Fernando Linhares, cursista de Educação Física, enfatiza que essa aproximação entre a coordenação do curso e os alunos desempenha um papel muito importante na construção de uma educação mais completa e significativa. “É essencial que as instituições de ensino incentivem e promovam esse tipo de interação para fortalecer o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes”.

WhatsApp Image 2023 07 27 at 10.19.09

Cursistas de Educação Física

A cursista de Geografia, Juliana Brito, compartilha do mesmo sentimento. “A visita da coordenação do curso é muito importante para nós. Por meio desse contato direto esclarecemos nossas dúvidas, obtemos informações atualizadas, estabelecemos um relacionamento mais próximo com a nossa coordenadora Bartira e percebemos que ela é bastante organizada. Simplesmente ela é maravilhosa”, avalia.

WhatsApp Image 2023 07 27 at 10.31.04

Profa. Bartira Viana durante visita à turma de Geografia

Para a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, as visitas são fundamentais para o acompanhamento do processo formativo dos cursistas. “Essa é a oportunidade que temos de acompanhar bem de perto a realidade dos alunos, ficarmos cientes das suas demandas e fazermos também um acompanhamento pedagógico das atividades. Discutimos pontos importantes como cronograma das aulas e calendário 2023.1, período intensivo e período complementar, SIMPARFOR, informações sobre o SIGAA, atividades complementares, dentre outros”, explica.

WhatsApp Image 2023 07 27 at 10.16.47

Coordenadora com os cursistas de Geografia

De acordo com a Profa. Ana Campelo, Coordenadora do Polo, as visitas dos coordenadores dos cursos permitem que haja uma interação ainda maior entre todos e isso reflete na qualidade da formação dos cursistas. “Esse contato é fundamental, pois traz segurança aos alunos, aos professores formadores e também ao coordenador local. Permite que sejam solucionadas questões administrativas de forma mais rápida, possibilitam a avaliação do andamento das atividades acadêmicas e também a organização das próximas metas”.

Segundo a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, o Programa visa sempre desenvolver um trabalho pautado no diálogo e no coletivo. “As coordenações de cursos estão atentas a tudo que está acontecendo em cada Polo, participando ativamente do processo formativo dos nossos cursistas. E as visitas aos Polos permitem que esse acompanhamento seja ainda mais direto. Além disso, essa aproximação facilita a comunicação e proporciona um melhor desempenho de todos”, reitera.