Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Visita da Coordenação Institucional do Parfor/UFPI aos Polos de Piripiri e Pedro II

Instagram - Parfor

Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 11h45

Visando o acompanhamento das atividades acadêmicas relativas ao período letivo 2023.1, a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI esteve nessa terça-feira, dia 01 de agosto, nos Polos de Piripiri e de Pedro II.

61866D21 4225 4599 A2E2 733928A494D3

Coordenação Institucional com a turma de Letras-Libras no Polo de Piripiri

A visita, que iniciou em Piripiri, contou com a participação da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; do Coordenador Adjunto, Prof. Ednardo do Monti; da Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; e da Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos.

9E56FC50 FE8B 4B26 B078 1FCCFEA5576C

Professores Maraisa Lopes, Leda Borges, Glória Ferro, Maria Lemos e Ednardo do Monti

A Profa. Glória Ferro reiterou o compromisso do Parfor/UFPI com uma formação sólida e de qualidade. “O nosso objetivo não é apenas certificar, mas fazer formação docente com a máxima qualidade. Por isso, fazemos questão de visitar todos os Polos para avaliarmos como o processo formativo está sendo desenvolvido, acompanharmos a realidade dos  nossos cursistas e entendermos quais as suas demandas. Esse contato facilita a comunicação e assegura que o trabalho seja melhor desempenhado por todos”, destacou.

E5731E00 E1C2 4D4C A574 F0C6B66A5C9E

Coordenação conversa com cursistas

O Polo de Piripiri oferta o curso de Letras-Libras. Na ocasião, a Coordenadora local, Profa. Leda Borges, enfatizou a importância do curso para a comunidade surda da  cidade e dos municípios da região. “Hoje é um dia muito importante para nós por estarmos recebendo a Coordenação do Parfor/UFPI. A nossa turma de Letras-Libras é pioneira na cidade de Piripiri e veio para trazer vários benefícios não só para a comunidade surda do nosso município, mas também das cidades vizinhas, pois nós temos alunos de Piracuruca, Capitão de Campos, da zona rural, então a nossa região só tem a ganhar com a presença de um curso ofertado pela UFPI através do Parfor”.

5B8B263F 8769 4539 BAFA B5FB3B4EA346

Coordenadores discutem sobre demandas do Polo

Paulo Afonso, cursista de Letras-Libras, avalia que “a visita da Coordenação do Parfor/UFPI vem para nos mostrar que não estamos sozinhos no curso, que estamos sendo cuidados e que existe esse zelo em cadadisciplina, em cada professor que por aqui passou. O curso de Letras-Libras, pioneiro na nossa região, veio para fortalecer a inclusão e o campo de atuação de cada um de nós”, afirmou.

3AAABFCD E12C 4CC1 A1CE 15A1FC98A901

Cursista de Letras-Libras, Paulo Afonso

Segundo a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, a visita às turmas é muito importante para estreitar o contato entre os alunos e as coordenações local, de curso e institucional. “É um momento em que recebemos o feedback sobre o semestre em andamento e discutimos questões fundamentais para o andamento do Curso”.

88DC24A1 332D 4686 BE40 D03EE667B8E7

Coordenação com a turma de Letras Português do Polo de Pedro II

Após a visita ao Polo de Piripiri, a equipe seguiu para o Polo de Pedro II, onde são ofertados os cursos de Letras Português e Pedagogia. O Coordenador local,  Prof. Daniel Castro, enfatizou que a visita da Coordenação é sempre uma excelente oportunidade de aproximação entre a Coordenação Institucional e os estudantes. “Esse momento proporciona um diálogo bastante produtivo, com informações acerca do andamento das aulas no período, possíveis adequações de acordo com as demandas atuais. Na roda de conversa, os estudantes interagem, propõem ideias, fazem suas críticas, sugestões, pedidos e todos em comum acordo chegam a um denominador comum sempre com o propósito de garantir a conclusão do período com excelência. E assim estamos na iminência da finalização do bloco II, que no geral consideramos muito positivo”.

397393D0 CD67 4467 9C52 7310354AF770

Turma de Pedagogia do Polo de Pedro II

Para a cursista de Pedagogia, Mireli de Araújo,  o curso está sendo muito enriquecedor para a sua formação. “Estar  em um curso como esse ofertado pela UFPI é muito gratificante. Cada professor com as suas disciplinas aborda temáticas fundamentais, que nos levam a refletir, a pensar o mundo de uma forma melhor. Cada  proposta abordada dentro do curso de Pedagogia está me mostrando que eu posso ser uma profissional melhor, mais capacitada, com maior desenvolvimento dentro da sala de aula”.

97B107BB 087A 412B BF85 C1AF5D7211DD

Cursista de Pedagogia, Mireli de Araújo

Ressaltando a importância desse contato mais de perto com os cursistas e com os coordenadores locais, a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, frisou que “é dessa forma que conseguimos perceber as especificidades de cada um e a partir disso nós vamos redirecionamento o processo de ensino e aprendizagem, sempre buscando alternativas para que o curso ocorra com a melhor qualidade”.

Confira aqui o vídeo sobre a visita aos Polos.