Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos de Educação Física, Polo de Luzilândia, realizam atividade prática em Centro de Referência à Criança com Autismo

Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 11h19

WhatsApp Image 2023 08 05 at 12.04.38

Cursistas de Educação Física no Centro de Autismo de Luzilândia

No último sábado, dia 05 de agosto, os alunos do curso de Educação Física, Polo de Luzilândia, estiveram no Centro de Referência à Criança com Autismo “Pedro Marques Demes”, realizando atividades lúdicas e recreativas como prática da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, ministrada pela Profa. Mara Jordana.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 11.49.50

Cursistas desenvolvem atividades com crianças atendidas pelo Centro de Autismo

“O objetivo dessa prática foi colocar os alunos em real situação do trabalho com habilidades motoras com crianças com autismo, já que é um público que está cada vez mais prevalente no contexto escolar e o professor de Educação Física precisa ter conhecimentos inclusivos para estimular a participação de todos em sua aula. A ideia de levar os alunos para aplicar atividades práticas com crianças com o transtorno do espectro autista minimiza o preconceito e com mais informações a respeito do entendimento do desenvolvimento motor desse transtorno, os alunos do curso vão compreendendo que o processo didático para o ensino das habilidades motoras exige algumas particularidades que precisam respeitar as características de cada aluno”, explica a Profa. Mara Jordana.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 11.49.49

Cursistas desenvolvem atividades com crianças atendidas pelo Centro de Autismo

A professora destaca, ainda, que o Centro de Autismo de Luzilândia é referência na região dos Cocais e que, durante a disciplina, os alunos contaram com outras atividades práticas, que proporcionaram a concretização dos conhecimentos teóricos, como as fases do desenvolvimento e da aprendizagem motora.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 11.49.27

Profa. Mara Jordana, Profa. Isabela Barros e coordenadoras do Centro de Autismo

Para a Coordenadora do Polo, Profa. Isabela Barros, que participou da atividade, propostas como essa são fundamentais para a formação dos profissionais.  “A atividade mostrou a importância do educador físico trabalhar o desenvolvimento motor com as crianças, proporcionando o aprendizado e as habilidades delas ao executarem determinadas tarefas. E, por termos um Centro de Referência ao Autismo, a professora idealizou a proposta juntamente com as coordenadoras e o educador físico do Centro, para ampliar o conhecimento dos cursistas na prática e prepará-los para a adaptação de atividades que envolvam todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais que estão nas salas de aula do nosso município e dos municípios vizinhos”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 08 05 at 11.49.47

Cursistas desenvolvem atividades com crianças atendidas pelo Centro de Autismo

Richard Freitas Vitorino, cursista de Educação Física, avalia que a atividade os fez compreender a importância do trabalho desempenhado por deles, enquanto profissionais da área, para o desenvolvimento das crianças com TEA. “Pudemos entender na prática, que as crianças com autismo requerem uma forma especial de tratamento e cuidado, pois necessitam de um pouco mais de motivação em cada prática, e também compreendemos que existem inúmeras maneiras de se incluir a movimentação corporal por meio de atividades simples, que eles gostam muito. Percebemos também que devemos ter uma atenção especial para cada um, pois todos possuem a sua especificidade e analisando-os individualmente, podemos elaborar atividades que favoreçam o aprendizado e a prática dos exercícios por meio do lúdico e da movimentação corporal. Compreendemos, acima de tudo, temos que ter amor, carinho, dedicação e atenção por todos, pois o amor faz toda a diferença em nossas vidas e na vida de toda a sociedade”, concluiu.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 08 05 at 11.49.47 1