Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Letras Português, Polo de Pedro II, fazem pesquisa sobre a história da educação do município

Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 11h22

Como parte das atividades desenvolvidas na disciplina História da Educação, ministrada pela Profa. Alba Patricia Passos, cursistas de Letras Português do Parfor/UFPI, Polo de Pedro II, fazem pesquisa sobre a história da educação do município.

Pesquisa histórica 1

Cursistas realizam entrevista como parte da pesquisa

De acordo com a Profa. Alba Patricia, “a pesquisa em história da educação nos proporciona conhecer a partir das memórias e histórias dos sujeitos invisibilizados socialmente, práticas e experiências de formação de outrem que atravessam as nossas. Assim, nessa relação passado/presente e futuro compreendemos as permanências e as rupturas nos processos de escolarização das pessoas”, afirma.

Como parte da pesquisa, foi realizada entrevista com professores aposentados do município e com uma professora historiadora, como explica a cursista Renata Alves. “Ela nos relatou cada momento que vivenciou sendo aluna e sendo professora, das metodologias que eram utilizadas no passado e fazendo uma comparação com as do ensino de hoje. Este trabalho foi muito produtivo, pois nos possibilitou conhecer melhor uma professora da nossa cidade, que tem um papel muito importante para a história da nossa educação e que sem dúvidas nos trouxe várias contribuições tanto no lado profissional como pessoal. Sua história de vida sem dúvida nos faz querer persistir diante dos desafios que virão".

Pesquisa histórica 2

Alunas com professora entrevistada

Para a cursista Lívia Maria, a aula de campo/pesquisa oportunizou muitos conhecimentos e aprendizados. “Conhecer as histórias que marcaram nossos antepassados é mais que especial e de suma importância para sabermos como melhorar o nosso futuro”, avalia.

Pesquisa histórica 3

Cursistas realizam entrevista como parte da pesquisa

O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Daniel Castro, reitera que a pesquisa é uma prática necessária na Universidade. “Portanto, deve ser estimulada. Foi o que aconteceu na turma de Letras Português, na disciplina História da Educação. As alunas ouviram professores aposentadas, muito experientes, que contaram suas vivências em relação ao período em que atuaram em sala de aula, fazendo uma relação com o período histórico vivenciado. Não é a primeira vez que a turma realiza uma atividade dessa natureza e será cada vez mais estimulada com o intuito de tornar uma rotina, o que trará benefícios para o processo de ensino e aprendizagem”.

WhatsApp Image 2023 08 07 at 15.15.17

Cursistas e professores aposentados que atuaram no município

Segundo o Coordenador do curso de Letras Português, Prof. João Benvindo de Moura, "compreender a história da educação é algo indispensável para qualquer pessoa que pense em exercer a docência. Fico feliz em saber que os alunos de Pedro II estejam pesquisando sobre a sua própria história. Certamente serão profissionais mais capacitados e com maior consciência acerca do local onde vivem", destaca.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, ressalta a importância de atividades dessa natureza, tendo em vista que os cursos ofertados pelo Parfor/UFPI têm como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Desde o início do curso, nossos cursistas já são inseridos na cultura acadêmica da UFPI, com atividades que garantem a indissociabilidade desses três conceitos fundamentas para a sua formação, aliando, assim, teoria e prática”.