Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > II Mostra da Atividade Curricular de Extensão - ACE 2 do curso de Geografia do Polo do Parfor/UFPI de Miguel Alves
Início do conteúdo da página

II Mostra da Atividade Curricular de Extensão - ACE 2 do curso de Geografia do Polo do Parfor/UFPI de Miguel Alves

Imprimir
Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 08h54

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.13

O curso de Geografia, do Polo do Parfor/UFPI de Miguel Alves, realizou na última sexta-feira (22), a II Mostra da Atividade Curricular de Extensão – ACE 2, com a temática “Inovações tecnológicas e práticas de ensino em Geografia: aplicação e divulgação de saberes de professores cursistas do Parfor, Miguel Alves - Piauí”.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.20.54

Evento foi realizado na Unidade Escolar Vicente de Paula Parente

Durante o evento, que foi realizado na Unidade Escolar Vicente de Paula Parente, os cursistas desenvolveram oito oficinas, que trabalharam as seguintes temáticas: O texto informativo na era da tecnologia e informação e seus impactos na sociedade; Estatística como tema transversal de Ciência, Tecnologia e Inovação nas escolas do município de Miguel Alves; O uso de recursos pedagógicos alternativos nas aulas de Geografia: Recursos minerais manifestado em paisagens e geosítios na região de Miguel Alves (PI); A importância da qualidade de vida dos alunos em relação à aprendizagem na disciplina de geografia no ensino fundamental do 6° ao 9º ano na escola; Miguel Alves (PI), experimentando tecnologias, conhecendo o clima; A globalização e a concentração da produção científica e tecnológica refletidas nos produtos revendidos nos supermercados de Miguel Alves-Pl; Metodologia do trabalho de campo na pesquisa geográfica: uma análise do espaço urbano da cidade de Miguel Alves-PI; e Mapas temáticos para a cartografia escolar.

 WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.13 4

Cursistas desenvolveram oficnas que trabalharam temáticas com os alunos da escola

A Profa. Francisca Djalma, docente da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 2 – Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que a “principal função da disciplina é promover a integração entre Universidade e escola, fazendo com que os conhecimentos que são produzidos no ambiente acadêmico cheguem até a educação básica”. Para ela, “a Geografia crítica, que possibilita a participação do aluno e o leva a conhecer a sua realidade, é a Geografia que deve ser ensinada nas escolas”.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14

Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Nubiana Sousa de Andrade (Diretora da Unidade Escolar Vicente de Paula Parente) e Profa. Francisca Djalma com as cartilhas lançadas pelo curso de Geografia do Parfor/UFPI

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, também mencionou a importância da Geografia crítica, politizada, que reconheça as raízes históricas das diferenças existentes na nossa sociedade, tal como é proposta no Parfor da UFPI. “O projeto formativo do nosso curso não se contenta com a mera descrição empírica das paisagens: buscamos uma Geografia crítica e plural, que possibilite que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento, tendo como ponto de partida a sua própria realidade, pois isso desperta o seu interesse e facilita o processo de ensino e aprendizagem”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.13 1

Profa. Glória Ferro, Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI) e Rosinete Oliveira (Secretária Municipal de Educação de Miguel Alves)

Mencionando a qualidade das oficinas desenvolvidas, a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, parabenizou o empenho de todos na realização das atividades propostas. “É muito gratificante perceber a evolução dos nossos cursistas por meio dos trabalhos realizados. A cada semestre eles se aperfeiçoam ainda mais e esse evento demonstra a importância da extensão para a formação deles enquanto professores”, destacou.

WhatsApp Image 2023 09 27 at 08.50.57

Coordenação Institucional do Parfor/UFPI reunida com turma de Geografia

Leandro Santos, cursista de Geografia, falou sobre a satisfação pela conclusão de mais uma ACE e a temática abordada na sua oficina. “Essa foi a nossa segunda ACE e o sentimento é de que mais um desafio foi vencido. Na nossa oficina nós pudemos dar uma dimensão ainda maior do que é a Geografia usando os recursos didáticos, no caso a tecnologia através dos aplicativos. Construímos uma maquete de uma área específica do nosso município, o Morro do Cristo, para mostrar para os alunos a importância do local e os impactos que existem decorrentes das ações que existem ali, além das alternativas que podem ser adotadas para reverter os problemas ambientais do local”, explicou.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.36.33

Leandro Santos mostra maquete feita pelo grupo para a Oficina "O uso de recursos pedagógicos alternativos nas aulas de Geografia: Recursos minerais manifestado em paisagens e geosítios na região de Miguel Alves (PI)" 

Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, “a ACE é a oportunidade mais real que a Universidade tem de sair dos seus muros e chegar à comunidade, por isso a culminância da disciplina representa um momento tão especial e fundamental para a formação dos nossos cursistas”, afirmou.

Enfatizando a gratidão pela escolha da Unidade Escolar Vicente de Paula para realização do evento, a diretora Nubiana Sousa de Andrade, afirmou que “foi um momento muito importante para os alunos, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer a Geografia de uma outra forma, despertando ainda mais o interesse deles pela disciplina”.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.13 3

Diretora Nubiana Sousa de Andrade com os alunos Lucas Tavares e Emilly Emanuely

Segundo Emilly Emanuely, aluna do 8° ano, “as atividades desenvolvidas foram muito interessantes. A Geografia é uma disciplina que aborda temas muito importantes para as nossas vidas e eu pretendo me aprofundar na área futuramente”, disse.

Presente no evento, a Secretária Municipal de Educação de Miguel Alves, Rosinete Oliveira, parabenizou a todos pela realização do evento e pediu aos alunos da escola que aproveitassem ao máximo a experiência. “Hoje é um dia muito especial. Vocês foram escolhidos pela turma de Geografia do Parfor/UFPI para participarem desse momento que trará muitas oportunidades de aprendizagem”.

Confira as fotos das oficinas e o vídeo do evento:

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.15

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14 1

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14 2

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14 3

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14 4

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.14 5

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.45.01

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.18.15 1 

Fim do conteúdo da página