Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Realizado evento de culminância da disciplina de ACE II do curso de Educação Física do Polo de Batalha

Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 18h54

DSC06994

O curso de Educação Física, do Polo do Parfor/UFPI de Batalha, realizou no sábado (23), o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão II – Ciência, Tecnologia e Inovação (ACE II). O evento ocorreu no Anfiteatro Municipal de Batalha, contando com a participação da comunidade e de alunos da educação básica do município e região.

WhatsApp Image 2023 09 26 at 11.25.24

Abertura do evento ocorreu no Anfiteatro Municipal de Batalha

Segundo o professor que ministrou a ACE II, Anderson Lobo, “trata-se de uma disciplina essencial para a formação de docentes do ensino fundamental por ser a porta de entrada das crianças no campo do conhecimento. Ela servirá para despertar o interesse pela ciência e tecnologia para que os alunos possam ser formados no ambiente de inovação. Esses fatores são essenciais para o ecossistema de inovação que estamos almejando no nosso estado”, destaca.

DSC07001

I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação em Educação Física

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino, enfatiza “o carinho, zelo, comprometimento e respeito que os nossos cursistas tiveram com crianças e adolescentes das escolas do município de Batalha e região que participaram das Atividades Curriculares de Extensão. Foi um momento marcante para todos e fundamental no processo de formação dos cursistas”, afirma.

DSC069511

Prof. Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI), Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI) e Prof. João Claudino (Coordenador do curso de Educação Física)

Ana Maria, cursista de Educação Física, considera que o evento representou um momento importantíssimo para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. “Foi uma oportunidade de compartilhamento de experiências vividas durante um período de intensas atividades com nossos professores, como também nas atividades de campo realizadas com as crianças, que são as peças fundamentais para o sucesso dos nossos trabalhos acadêmicos. Sabemos que o Parfor é destinado para a formação de profissionais educadores, que devem estar preparados para atuar em uma sociedade cada vez mais exigente na formação de cidadãos críticos. Foram momentos de desafios, aprendizados, superação e determinação para todos que se fizeram presentes, colaborando para a construção do conhecimento científico, ampliando suas capacidades comunicativas e tecnológicas, desenvolvendo a criatividade, motivação e criticidade, buscando a promoção da melhoria na qualidade do atendimento integral do ser humano com igualdade e equidade”.

evento ace batalha ed fisica

Cursista Ana Maria com a Profa. Glória Ferro durante evento

Para o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, o evento foi muito proveitoso, pois possibilitou o compartilhamento de informações importantes adquiridas pelos cursistas ao longo do semestre. “Esses conhecimentos poderão ser multiplicados para os alunos do Ensino Fundamental, sendo uma importante oportunidade para a adaptação de novas tecnologias, pois propiciou a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e o contato direto dos cursistas com as novas tecnologias, que devem serem trabalhadas em sala de aula”.

DSC07000

Prof. João Claudino e Prof. Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha) com medalhistas de jiu-jítsu que se apresentaram no evento

Ele destaca, também, o apoio da Secretaria Municipal de Educação para o funcionamento dos cursos do Parfor/UFPI no município. “Queremos empreender esforços para que novos cursos também sejam oferecidos em Batalha, gerando cada vez mais opções e oportunidades para que a nossa população, e também de municípios vizinhos, possa ampliar seus conhecimentos, contribuindo para sua capacitação e também para a evolução do mercado de trabalho”.

evento ace batalha ed fisica 2

Turma de Educação Física com alunos de escolas da região

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a importância da disciplina de ACE para o processo formativo dos cursistas. “Essa é uma disciplina, que como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e, por isso, precisa ser estendida para além dos muros da Universidade e chegar à comunidade. Cada ACE aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das nossas escolas, e na comunidade de modo geral. Afinal, a função social da Universidade é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais. Por isso, entendemos que a Educação Física deve considerar o corpo para além de seus aspectos fisiológicos, como uma dimensão sociocultural e também subjetiva”, explicou.

Confira mais fotos:

evento ace ed fisica batalha 3

evento ace ed fisica batalha 4

WhatsApp Image 2023 09 23 at 19.15.50

WhatsApp Image 2023 09 26 at 12.09.44

Evento ace ed fisica batalha