Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Curso de Letras-Libras do Polo de Batalha realiza evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão

Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 18h15

46BCE563 1D29 4009 BEB2 9717AB9EAC43
Com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação, o curso de Letras-Libras, do Polo de Batalha, realizou no dia 23 de setembro, o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE II).

012859D2 9831 446A 9696 8E586EB23D0E

Atividades foram desenvolvidas no Auditório da Câmara Municipal de Batalha

Coordenado pelo Prof. Vítor Sandes, que ministrou a disciplina de ACE II, o evento teve abertura realizada no Anfiteatro Municipal. Em seguida, as atividades foram desenvolvidas no Auditório da Câmara Municipal de Batalha, com a participação da comunidade e de alunos da educação básica do município e região. Foram desenvolvidas seis oficinas que abordam diversos aspectos deste debate, incluindo questões éticas que envolvem o processo de desenvolvimento e uso dessas tecnologias: (1) Possibilidades e limites do uso da inteligência artificial para a inclusão de alunos surdos; (2) Uso de dicionários online de Libras; (3) Tecnologias que utilizam um avatar: Hand Talk, ProDeaf e outros; (4) Tecnologias que traduzem conteúdos de áudios em forma de legendas automatizadas; (5) Gamificação como estratégia para a inclusão dos surdos na escola; e (6) Aparelhos auditivos e implante coclear.

1E30F45B 21CC 44A2 A6CA 83C2F48B1E8B

Prof. Vítor Sandes e cursistas de Letras-Libras

O Prof. Vítor Sandes explica que objetivo foi realizar um diálogo entre saberes e conhecimentos disciplinares sobre as tecnologias assistivas e os seus usos para a comunidade surda. “Os eventos de extensão realizados pelo Parfor/UFPI têm sido fundamentais para alcançar os objetivos institucionais de formar e contribuir com a sociedade. Em particular, avaliamos que o evento realizado em Batalha-PI foi extremamente positivo para o curso, para os discentes e para a comunidade".

F9FCEE80 532B 4A60 9A4E D9AB2A752A97

Professor, cursistas e alunos da educação básica que participaram do evento

Para a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, “ver as turmas de Letras-Libras realizando as atividades de extensão, compreendendo que o papel desse momento é a conversa com a comunidade, a troca e a construção de conhecimentos com a sociedade é fundamental para notarmos como a implementação das ACE nos cursos do Parfor tem se dado de modo efetivo”, destaca.

DB36CD09 5FA2 4E01 B378 5D2E6D634196

Prof. Milton Pereira, Profa. Glória Ferro, Prof. Vítor Sandes e cursistas

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Este evento é um momento excelente, sobretudo, de reflexão de como nós educadores precisamos ter essa preocupação de incluir todos os alunos. Para nós que fazemos a UFPI, é sempre uma satisfação acompanharmos esses momentos, pois representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”.

492C4047 3035 4A6D AAA6 195F287B3011

Oficinas abordaram temas relevantes para a prática docente

Agradecendo em nome da turma, a cursista de Letras-Libras, Francisca Maria Melo, afirma que as ACE contribuem de forma significativa para a formação e prática dos discentes dos mais diferentes cursos do Parfor/UFPI. “Elas são planejadas para a comunidade externa, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no Currículo, uma vez que, nós na condição de estudantes, somos os responsáveis pela organização e execução das Oficinas. Ao que concerne ao curso de Letras-Libras, foi e continuará sendo uma experiência enriquecedora, pois as ACE possibilitam a formação do profissional e o credenciamento cada vez mais junto à sociedade, como o espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo, contribuindo assim para a superação das desigualdades sociais existentes”.

BCAF64D4 4EDC 43CE 9A75 D97BE2314EAB

Oficinas foram desenvolvidas para a comunidade

O Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha, avalia que evento foi muito proveitoso, pois oportunizou o compartilhamento de informações de grande relevância adquiridas pelos cursistas durante o semestre. “Esses conhecimentos poderão ser multiplicados para os alunos do Ensino Fundamental, sendo uma importante oportunidade para a adaptação de novas tecnologias, pois propiciou a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e o contato direto dos cursistas com as novas tecnologias, que devem serem trabalhadas em sala de aula”, afirma.

Confira mais fotos e o vídeo do evento.

3C4A01E0 ABB2 4DAA 99D3 536100C9B760

71ED6321 ACC0 4A18 9A4C AC1C694FE786