Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursista do Parfor/UFPI toma posse na Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior – PI (AHMOCAMPI)
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Cursista do Parfor/UFPI toma posse na Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior – PI (AHMOCAMPI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 13h39

530A9E6C B72B 4E14 87E0 1588AEF971A8

A historiadora Hosana Tavares, egressa do curso de História do Parfor/UFPI e, atualmente, cursista de Letras-Libras, também pelo Programa, tomou posse na Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior - PI (AHMOCAMPI). A solenidade foi realizada no dia 23 de setembro, na Câmara Municipal de Miguel Alves. 

Hosana Tavares é historiadora, educadora e entusiasta da Cultura e da História de Miguel Alves, sua terra natal. Fazendo um agradecimento especial ao Parfor/UFPI, Hosana destaca que o Programa proporcionou que ela realizasse o sonho de ser historiadora e pesquisadora, pois seu objetivo como pessoa sempre foi desvendar a história da sua terra.

4F7F5095 B6AA 4048 B013 ABD19C6EC687

Hosana Tavares durante cerimônia de posse

“O Parfor/UFPI foi muito importante, porque proporcionou que eu realizasse meu sonho de ser graduada pela UFPI, Instituição que eu sempre almejei adentrar, pois para mim, a UFPI é a Instituição mais conceituada”, afirma.

Ela relembra as várias tentativas de frequentar a UFPI por meio do Enem. “Mesmo aprovada, não foi possível cursar, porque não tinha como conciliar as aulas em outra cidade com o meu trabalho em Miguel Alves. Foi por meio o Parfor/UFPI que finalmente consegui fazer meu curso sem precisar sair da minha cidade”, conta. 

09EBF8D8 89AC 452A B122 59B4B01B92EA

Historiadora recebeu o manto acadêmico pelas mãos de seu marido e do escritor Frederico Torres

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, menciona o orgulho e a felicidade de todos pela conquista de Hosana. “Ela merece todo reconhecimento, pois é uma historiadora, educadora e pesquisadora atuante, que faz a diferença em todos os setores que atua. Além disso, essa conquista legitima os investimentos que fazemos na formação dos professores da educação básica pública, de modo a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas onde atuam”, ressalta. 

D00AB133 A343 429B BDF2 7301345D79EA

Solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Miguel Alves

A Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior é um projeto de lei, que entrou em vigor em abril de 2022, com sede e foro na cidade de Campo Maior/PI, com o objetivo de estudar a história da região, tendo como abrangência os seguintes municípios: Alto Longá, Altos, Barras, Boa Hora, Boqueirão, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Coivaras, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Pau d'arco, Porto, Sigefredo Pacheco, Teresina e União.

Fim do conteúdo da página