Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Reitor da UFPI recebe estudantes para discutir demandas da educação superior indígena
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Reitor da UFPI recebe estudantes para discutir demandas da educação superior indígena

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 10h43

WhatsApp_Image_2023-09-27_at_11.46.48.jpeg

Reitor ao lado de estudantes da UFPI para discussão de demandas da educação superior indígena

Na terça-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu, Seribi Tukano, Diretor da UPEI-União Plurinascional dos Povos Indígenas e estudante de Medicina da UFPI, acompanhado do Cacique do Povo Tabajara, Alongá Sávio Santos Tabajara que também é mestrando em Antropologia na UFPI para tratar sobre o edital PARFOR EQUIDADE lançado  pelo Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com objetivo formar professores em licenciaturas específicas. O pedido dos indígenas foi prontamente atendido. 

Segundo o Reitor Gildásio Guedes: "A UFPI vai se inscrever no edital para implementar o curso de pedagogia intercultural indígena e licenciatura intercultural indígenas, cumprindo com sua função social e ampliando suas políticas afirmativas”. 

Seribi Tukano ressaltou "a educação indígena deve ser construída pelos próprios indígenas conforme prevê a resolução 169 da OIT de consulta prévia aos povos". 

O Reitor informou que vai encaminhar as demandas da educação superior indígena, sendo assim a Primeira Universidade Pública a aderir a modalidade de ensino. 

Sávio Tabajara reitera que "é de fundamental importância para os povos indígenas do Piauí o acesso ao ensino superior em uma modalidade que atenda suas especificidades e cosmovisão", disse.

Informações: Coordcom/UFPI

Fim do conteúdo da página