Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Geografia do Polo de Currais participa de aula de campo de Geologia

Turma de Geografia do Polo de Currais participa de aula de campo de Geologia

Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h31

Durante o primeiro período do curso de Geografia, do Polo do Parfor/UFPI em Currais, os cursistas realizaram uma aula de campo no povoado Santo Antônio, anteriormente conhecido na região como: “Boca da Caatinga”, pertencente ao município de Currais. A atividade, intitulada “Visita à Boca da Caatinga”, foi desenvolvida na disciplina de Introdução a Geologia, ministrada pela Profa. Ruthy Karollyny de Oliveira, e ocorreu no dia 28 de julho.

aula currais 1

Chegada ao local da atividade “Boca da Caatinga”

Segundo a Profa. Ruthy Karollyny, buscou-se destacar na aula de campo os aspectos naturais da região. “As formas de relevo, a geologia da região, destacando os principais tipos de rochas encontradas, além da vegetação e dos aspectos climáticos. A observação desses fatores e as atividades desenvolvidas contribuíram para o entendimento da formação do espaço local”, explicou.

aula currais 2

Profa. Ruthy Karollyny e cursista Américo Castro durante aula sobre os tipos de vegetação

A Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, enfatizou que “a participação dos professores cursistas do curso de Geografia na aula de campo realizada no município de Currais contribuiu para expandir as possibilidades de aprendizado quanto aos aspectos geoambientais, assim como para o desenvolvimento de diferentes habilidades de maneira mais efetiva e eficiente”.

aula currais 5

Vegetação típica da região

Para a cursista Ana Carla Carvalho, a aula foi excelente e dinâmica. “Para que nós cursistas absorvêssemos as transformações que ocorreram naquele lugar, foi necessário termos um olhar atento a cada rocha, paredões rochosos e aspectos das paisagens. Foi enriquecedor poder aprender sobre os aspectos predominantes no Povoado Santo Antônio, com novas experiências e desenvolvendo um olhar crítico diante da realidade do lugar, com suas formações rochosas e as mudanças que ocorrem na Terra ao logo do tempo”, relatou.

aula currais 3

Serra Montada, Povoado Santo Antônio (Currais-PI)

De acordo com o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, a visita de campo é de fundamental importância, tendo em vista que os alunos precisam da teoria em sala de aula, como também da prática em campo. "Hoje, o Polo de Currais tem em especial o curso de Geografia e nós possuímos uma vasta área de pesquisa, com espaços de transição entre a caatinga e o cerrado, nascentes e rochas. A aula prática faz com que o aluno vivencie a pesquisa, possibilitando que o discente veja novos horizontes, o que é fundamental para qualquer área, principalmente, para o curso de Geografia", avaliou.

aula currais 4

Serra Montada “nome dado pela população da região”

Ressaltando a importância de atividades dessa natureza para o processo formativo dos cursistas, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, afirmou que “a proposta curricular dos cursos ofertados pelo Programa precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista, oportunizando sua participação ativa no processo de organização da atividade pedagógica, bem como a aprendizagem dos conteúdos básicos da área em que atua, considerando a necessidade de planejar e efetivar seu trabalho didático-pedagógico na escola básica”.