Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Realizada XVI edição do SIMPARFOR dos Polos de Floriano e Teresina

Instagram - Parfor

Realizada XVI edição do SIMPARFOR dos Polos de Floriano e Teresina

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 11h53

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.18.46

Na última sexta-feira (26), os Polos de Floriano e Teresina realizaram, em conjunto, a XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O evento aconteceu no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí, em Floriano.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 11.48.19

Mesa de abertura do evento

O Polo de Floriano oferta o curso de Educação Física e, em breve, ofertará também o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, pelo PARFOR EQUIDADE. Já o Polo de Teresina possui o curso de de Letras-Libras.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.20.14

Evento iniciou com apresentação cultural

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a satisfação pela realização do evento. “Estamos prestigiando a apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre letivo e é com muita alegria que acompanhamos a evolução dos nossos cursistas. Aproveitamos o ensejo para parabenizar a coordenação local pelo trabalho vigoroso e muito competente que tem sido desenvolvido”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.18.18

Professoras Glória Ferro e Delcimar Azevedo (Coordenadora do Polo de Floriano)

Segundo a Profa. Delcimar Azevedo, Coordenadora do Polo de Floriano, a evolução dos cursistas é visível a cada edição. “Estamos muito felizes pela segunda edição do SIMPARFOR aqui no nosso Polo e é uma satisfação recebermos a turma de Letras-Libras de Teresina, que veio para engrandecer ainda mais o nosso evento. É uma alegria observamos a qualidade dos trabalhados apresentados, a desenvoltura dos cursistas nas apresentações e comprovar a maturidade acadêmica que eles têm adquirido a cada semestre letivo”.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.20.58

Apresentação da turma de Educação Física

A evolução acadêmica dos cursistas também foi mencionada pelo Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino. “O evento é muito importante justamente por essa continuidade que ocorre durante o processo formativo. A primeira edição teve aquele impacto do nervosismo, pois para muitos era a primeira apresentação científica, e agora a gente vê a evolução dos alunos na escrita, na postura durante as apresentações e o SIMPARFOR oportuniza essas vivências que são fundamentais para a formação deles”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.21.56

Professores João Claudino, Delcimar Azevedo, Glória Ferro e Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras)

Durante o evento foi realizada a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, com as professoras Socorro Moura e Marli Clementino, que ministraram a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão nos cursos de Educação Física e Letras-Libras, respectivamente.

97DDEFDD 7FF4 4CCF BCD9 5AA0528951B8

Roda de diálogo durante evento

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pela turma durante a atividade desenvolvida, que teve como principal objetivo “abordar Ciência e Tecnologia na educação básica, em diálogo com a Universidade, trabalhando essa temática com a comunidade surda e não surda, pois a escola deve estar aberta à diversidade e esse diálogo é importantíssimo para sensibilização dos não surdos e de inclusão dos surdos”, destacou a Profa. Marli Clementino.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 11.30.46

Apresentação da turma de Letras-Libras

Para Samara Queiroz, cursista de Letras-Libras, a importância principal do SIMPARFOR está em proporcionar a troca de conhecimentos. “Nós temos a oportunidade de interagir e de aprender com os cursistas e com os professores formadores não apenas do nosso cursos, mas de outros também. Por isso é fundamental que a gente participe do evento. O trabalho que desenvolvi com a minha equipe abordou a questão da tecnologia para a comunidade surda, como ela tem contribuído para a educação do surdo na rede regular de ensino e para que ele ingresse na universidade e no mercado de trabalho”, explicou.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.18.01

Confira o vídeo e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.21.23

Cursistas de Educação Física apresentam trabalho

WhatsApp Image 2024 04 29 at 11.40.16

Cursistas de Educação Física contempladas em sorteio de livros no encerramento do evento

WhatsApp Image 2024 04 29 at 08.21.38

Turma de Educação Física com coordenações e professores formadores

WhatsApp Image 2024 04 29 at 11.44.36

Apresentação de cursistas de Letras-Libras

WhatsApp Image 2024 04 29 at 09.07.59

Conversa entre coordenadoras, professores formadores e cursistas de Letras-Libras