Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Currais promove XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR)

Instagram - Parfor

Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 11h22

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.30.29

Seguindo a programação da XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR), o Polo de Currais realizou o evento nesse sábado (27). O Polo, que oferta o curso de Geografia, em breve ofertará também o curso de Pedagogia Intercultural Indígena, pelo PARFOR EQUIDADE.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.32.44

Mesa de abertura do evento

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a importância do evento para o processo formativo dos cursistas. “É sempre uma satisfação muito grande perceber a evolução dos nossos cursistas, ver a maturidade acadêmica deles e a qualidade dos trabalhos apresentados. Celebramos também a implantação no Polo de Currais, pelo PARFOR EQUIDADE, do curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Agradecemos a parceria da Coordenação local, da prefeitura e da Secretaria de Educação do município, fundamental para o processo de formar professores da educação básica com qualidade”.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.32.17

Evento reuniu professores formadores e cursistas

Na ocasião, o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros Júnior, frisou que o SIMPARFOR já é uma marca registrada do PARFOR/UFPI. “Hoje os cursistas estão compartilhando os resultados dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Atividades Curriculares de Extensão, que abordou a temática de Tecnologia e Inovação. A cada semestre que passa nós estamos alcançando a passos largos inúmeros conhecimentos na área da Geografia aqui no sul do Piauí e agora nós comemoramos a implantação do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, que trará mais conhecimentos para a nossa população, cujo percentual de 2,6% é indígena”, destacou.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.31.08

Professores Bartira Viana e Cícero Barros durante evento em Currais

Segundo a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, os trabalhos apresentados comprovam a evolução dos cursistas, pois refletem todo esse desenvolvimento em termos de conhecimento e de produção científica. “Os resultados aqui apresentados mostram que esse projeto interdisciplinar e as discussões relacionadas ao clima, às metodologias ativas, às atividades agropecuárias e os impactos ambientais, e também voltadas às práticas de ensino inovadoras, têm surtido efeitos positivos, principalmente, porque os cursistas têm levado para as escolas básicas oficinas didáticas e refletido sobre todas essas temáticas”.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 11.11.26

Temáticas importantes foram debatidas durante o evento

A programação do evento contou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, com o Prof. Edinaldo Alves, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão - Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esse evento é bastante aguardado por todos, pois é a síntese do trabalho realizado durante o período letivo. É o momento de avaliarmos como os alunos têm desenvolvido o ensino, a pesquisa e a extensão dentro desse processo formativo. É sempre uma experiência nova, pois nos dedicamos bastante e todas as expectativas criadas têm sido superadas”, relatou.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.33.09

Professores Edinaldo Alves e Cícero Barros durante roda de diálogo

Para o cursista de Geografia, Américo Castro, cada edição do SIMPARFOR traz um aprendizado diferente. “Apesar do nervosismo, as expectativas são sempre as melhores. A gente percebe que nesta edição estamos bem mais tranquilos em relação às apresentações e com uma bagagem de conhecimento ainda maior. O tema trabalhado pela minha equipe foi a Cartografia Temática na Geografia e o conteúdo adquirido contribuirá para desenvolvermos um bom trabalho em sala de aula”.

WhatsApp Image 2024 04 30 at 11.12.19

Durante apresentação da equipe de Américo Castro (à direita)

Confira o vídeo e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.46.54

WhatsApp Image 2024 04 30 at 09.34.29 1