Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Sarau de Letras homenageará o poeta Elio Ferreira, o Dia da Literatura Brasileira e da Língua Portuguesa

Instagram - Parfor

Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 16h15

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_09.05.49.jpeg

Os cursos de Letras da UFPI promoverão na quinta-feira, 2 de maio, o sarau Poemartelos, em homenagem ao poeta, professor, ensaísta e capoeirista piauiense Elio Ferreira, que faleceu no último dia 11 de abril. Elio foi servidor da UFPI e professor da UESPI. O evento acontecerá a partir das 17h, na Praça de Filosofia do CCHL. Também será comemorado o Dia da Literatura Brasileira, celebrado no dia 1º de maio, em homenagem ao escritor brasileiro José de Alencar que nasceu em 1º de maio de 1829, em Messejana, no Ceará. O evento ainda fará alusão ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio. A data foi instituída em 2009 através de uma proposição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sendo aprovada pela UNESCO.

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_09.05.50.jpeg

Elio Ferreira, poeta e professor

Para o professor João Benvindo, docente da graduação e pós-graduação em Letras da UFPI e vice-diretor do CCHL, o evento pretende reunir a comunidade universitária e a sociedade em geral na celebração de datas importantes para as áreas de língua e literatura, além de homenagear um ícone da cultura piauiense, o professor Elio Ferreira. “Elio nos deixou um grande legado de educação, cultura e humanidade. Foi um ativista ferrenho na luta antirracista, usando sua poesia como arma contra a discriminação. No CCHL, junto com a Profa. Elvira Campos, ajudou a consolidar o NEP – Núcleo de Estudos Portugueses. O título do sarau faz alusão à obra Poemartelos, publicada pelo poeta em 1987”, afirma João Benvindo.

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_09.05.50_1.jpeg

Ao centro da foto, o professor João Benvindo

O curso de Letras da UFPI foi instalado junto com a antiga FAFI – Faculdade de Filosofia do Piauí, em 7 de abril de 1958, tendo completado, portanto 66 anos, em 2024. Atualmente, as licenciaturas em Letras da UFPI, do período regular, no Campus de Teresina, somam cerca de 1.116 alunos distribuídos nas seguintes habilitações: Letras-Português (diurno e noturno), 440 alunos; Letras-Inglês, 272 alunos; Letras-Português-Francês, 265 e Letras-Libras com 139 alunos.

UFPI como espaço de Literatura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é um importante centro de divulgação literária para a sociedade piauiense. Somando a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco e as demais seções do sistema de bibliotecas, seu acervo tem 114 mil exemplares dispostos para a comunidade universitária. A instituição também é responsável pela produção literária da Editora da UFPI (EDUFPI), voltada para a disseminação democrática do conhecimento, de onde saem livros impressos e digitalizados.

A UFPI também é uma das responsáveis pelo Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), realizado anualmente em parceria com a Fundação Quixote desde 2014, um evento com a proposta de trazer uma grande feira literária aberta à comunidade do estado e de Teresina. No evento são trazidos stands com diversas editoras e empresas voltadas à produção literária e artigos variados desta cultura, além de palestras de autores e atrações musicais nacionais e locais. Ainda são realizados em parceria entre UFPI e Fundação Quixote os Salões do Livro de Parnaíba (SaLiPa), de Bom Jesus (SaLiBom) e de Valença do Piauí (SaLiVa). A edição de 10° anos do SaLiPi em parceria com a UFPI será realizada de 7 a 16 de junho de 2024, no Campus Ministro Petrônio Portella, com homenagem à jornalista, professora e escritora Graça Targino.