UFPI participa de mobilização pela preservação do Riacho Tibaji por meio de projeto desenvolvido por cursistas do PARFOR EQUIDADE em Uruçuí

Com o objetivo de planejar ações e promover a preservação e a recuperação da nascente e de toda a extensão do Riacho Tibaji, localizado na cidade de Uruçuí, os cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR EQUIDADE/UFPI do município, desenvolveram, em parceria com alunos e professores de Sistemas de Informação do CETI Maria Pires Lima, o projeto “Inovações Tecnológicas na Preservação da Reserva do Riacho Tibaji”.

Durante ação promovida pelo projeto 

Por meio de atividades interdisciplinares, o projeto visa a valorização dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente, explica a Profa. Lívia Siqueira, que ministrou a disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação. “A participação dos cursistas do PARFOR enriquece o projeto, trazendo uma perspectiva acadêmica e metodológica que contribui para a formação dos estudantes. A troca de experiências entre os alunos e os professores promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos se tornam protagonistas. O Riacho Tibaji não é apenas um projeto ambiental, é uma oportunidade de formação cidadã e de conscientização sobre as questões locais”, ressalta.

Durante ação promovida pelo projeto 

Dentre as ações do projeto, os alunos da Escola Maria Pires, com a orientação dos professores de Sistemas de Informação, realizaram a criação de jogos de aplicativos envolvendo a temática, construíram os QR Codes para fixação nas espécies de árvores nativas da reserva do Riacho e realizaram todo o mapeamento da área para que passe a constar na internet.

No dia 12 de abril, cursistas do PARFOR EQUIDADE/UFPI, juntamente com a Coordenadora do Polo de Uruçuí, Profa. Rossiana Ribeiro, estudantes, professores, diretores e coordenadores do CETI Maria Pires Lima, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e do Comando do Batalhão Ambiental, alunos e gestores da APAE e vereadores do município, promoveram uma ação com atividades práticas, como coleta de resíduos, fixação de coletores, plantação de mudas, instalação de placas informativas, dentre outras atividades.

Estudantes realizam coleta de resíduos

“Essas ações não apenas promovem a restauração ecológica da área, mas também incentivam a comunidade escolar a refletir sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Além disso, quem ainda não conhecia, teve a oportunidade de conhecer de perto a beleza e exuberância do local. O projeto reflete a importância do trabalho em equipe e do envolvimento da comunidade na solução de problemas que impactam diretamente o cotidiano das pessoas”, destaca a Profa. Rossiana Ribeiro.

Ação envolveu a comunidade do município

“A ação em Uruçuí evidencia o compromisso do PARFOR EQUIDADE com uma formação docente conectada aos territórios e às necessidades reais das comunidades. Projetos como esse mostram que é possível unir saber acadêmico e responsabilidade social em prol da educação e da preservação ambiental”, destacou a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia de Sousa Pinheiro.

Profa. Gardênia Pinheiro, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, parabenizou a iniciativa, enfatizando a importância de atividades como essa. “A preservação do meio ambiente é uma temática emergencial e a proposta curricular dos cursos ofertados pelo PARFOR é organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista”.

Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI

Para a Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Lustosa, o curso foi presenteado com uma ação de grande impacto para a sociedade de Uruçuí, por abordar a preservação do Riacho Tibaji e, simultaneamente, a qualidade de vida dessa comunidade. “Estou particularmente feliz com o trabalho desenvolvido pela Profa. Lívia Raquel, que conseguiu mobilizar muitas pessoas nessa atividade”.

Profa. Ana Valéria Lustosa, Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva

As cursistas envolvidas no projeto são: Maria Marlana Andrade, Marinalva Santana, Márcia Silva, Markelane Rodrigues e Marqueline Rodrigues. Elas afirmam que ações como essa inspiram mudanças de comportamento na população de Uruçuí, promovendo uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente. Além disso, o engajamento dos estudantes, professores, gestores municipais e a comunidade em geral torna essa iniciativa um modelo a ser seguido, em busca da construção futura de um Parque Ambiental que servirá de ponto turístico e de lazer e, acima de tudo, de preservação do patrimônio natural.

Cursistas envolvidas no projeto

 

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