UFPI realiza I Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADAE (I INTERPARFOR) em comunidades quilombolas do Piauí

Realização do evento no Quilombo Barro Vermelho (Polos de Isaías Coelho e Paulistana)

Dando continuidade à programação do I Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADAE/UFPI (I INTERPARFOR), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na quinta-feira (15), o evento dos Polos de Isaías Coelho e Paulistana, e na sexta-feira (16), de São João do Piauí e São Raimundo Nonato. O I INTERPARFOR aborda o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”.

Realização do evento no Quilombo Lagoa da Caraíba (Polos de São João do Piauí e São Raimundo Nonato)

A UFPI oferta o curso de Educação Escolar Quilombola nos quatro municípios por meio do PARFOR EQUIDADE. Em Paulistana, que promoveu o evento juntamente com o Polo de Isaías Coelho, o I INTERPARFOR ocorreu no Quilombo Barro Vermelho. Já os Polos de São João do Piauí e São Raimundo Nonato realizaram, em conjunto, o evento no Quilombo Lagoa da Caraíba.       

Coordenadores durante evento dos Polos de São João do Piauí e São Raimundo Nonato

Representando a Administração Superior da UFPI, o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura, enfatizou que a Universidade passa por mudanças significativas com a chegada dos cursos do PARFOR EQUIDADE. “Sou muito grato pela oportunidade de participar desse momento tão importante para a nossa Instituição e para a sociedade como um todo. Em nome da Administração Superior da UFPI, da nossa Reitora, Profa. Nadir Nogueira, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, ressalto a alegria por estarmos concluindo este primeiro semestre com a realização da I edição do INTERPARFOR e por poder acompanhar de perto o envolvimento e a dedicação dos cursistas”.                        

      Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura

Relembrando o processo de implantação dos cursos do PARFOR EQUIDADE, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, destacou a emoção pela conclusão do primeiro semestre letivo. “Este momento é muito especial para todos nós que fazemos o PARFOR na UFPI, pois é resultado de uma trabalho dialógico e colaborativo. Estarmos aqui hoje representa uma alegria imensa para todos nós, pois estamos colhendo os primeiros frutos desse trabalho que é desenvolvido a muitas mãos. Parabéns a todos os envolvidos e, em especial, aos nossos cursistas. O nosso compromisso é ofertar a vocês uma formação com a máxima qualidade, justa e equânime. Obrigada por terem escolhido a Universidade Federal do Piauí”, afirmou.

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro

A Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reiterou o caráter de reparação social que essa ação do governo federal possui. “Somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. Por isso é tão importante que vocês se dediquem e perseverem em permanecer e concluir o curso. Vocês serão pioneiros na entrada no mercado de trabalho com formação especializada, o que certamente vai contribuir para diminuir a lacuna de professores capacitados nessas áreas contempladas pelos cursos ofertados. Trata-se de uma conquista pessoal e profissional”.

Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais

Parabenizando os cursistas pelo empenho e qualidade dos trabalhos desenvolvidos, o Prof. Ariosto Moura, Coordenador do Curso de Educação Escolar Quilombola, avaliou de forma bastante positiva o evento e o primeiro semestre do curso. “Essa experiência nos mostra a importância social e o alcance desse curso. Mobilizamos cursistas, lideranças das comunidades quilombolas, gestores municipais e, em conjunto, construímos um curso que respondeu às nossas expectativas. A implantação desse curso é um passo muito importante tanto para a história da UFPI como para do estado do Piauí, que há muito tempo era reivindicado e que irá formar professores para atuarem nas comunidades tradicionais. Estou muito satisfeito com os resultados obtidos já no primeiro semestre e é muito importante que estejamos todos juntos e comprometidos com o desenvolvimento do curso”, disse.

Coordenador do Curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura

Para Marcos Vinícius Ferreira (Nego Vina), da comunidade quilombola Salinas e cursista do Polo de Isaías Coelho, a experiência de estar fazendo um curso voltado para a visibilidade dos saberes e fazeres tradicionais é de suma importância. “Enquanto jovem negro e quilombola, avalio que está sendo um momento muito significativo e que foi muito aguardado por todos nós. Pois até então, nós víamos a Universidade como algo muito distante da nossa realidade, pois tínhamos que sair dos nossos territórios, abandonar o nosso viver cultural, a nossa cosmovisão e a nossa cosmovivência para irmos para dentro da Universidade. Com o PARFOR EQUIDADE é diferente, pois foi a Universidade que se propôs a ir aos nossos territórios e a se adequar às nossas realidades”.

Marcos Vinícius e colegas de curso durante apresentação do grupo

Chitara Sousa, da comunidade quilombola Saco Cortume e cursista do Polo de São João do Piauí, também avalia como está sendo a experiência. “O primeiro semestre foi bastante desafiador, por conta desse mundo acadêmico, que ainda não era de conhecimento nosso diretamente, de estudo intensivo o dia todo, às vezes à noite, às vezes no final de semana, mas também de muita aprendizagem. Estamos tendo a oportunidade de conhecer outros quilombos e de ampliar os nossos conhecimentos. Conseguimos concluir e estamos aqui no I INTERPARFOR, um evento bastante produtivo, com uma dinâmica muito interessante, que leva em consideração a cosmovivência, a correlação entre os seres humanos, algo que nós sempre buscamos e que de fato agora está acontecendo”, mencionou.

Chitara Sousa e crianças da comunidade quilombola 

Para a Profa. Mirlene Ramos, do Quilombo Lagoa da Caraíba e Coordenadora do Polo de São Raimundo Nonato, sediar o I INTERPARFOR em sua comunidade foi um momento de muita alegria. “Estamos muito felizes em recebê-los para a realização deste evento que é tão importante para a formação dos nossos cursistas. É um momento muito especial para todos nós. Gostaria de agradecer todo o apoio que temos recebido da Coordenação do PARFOR/UFPI, da prefeitura municipal e da secretaria de educação. Que possamos continuar com essa parceria que é fundamental para o desenvolvimento das atividades do nosso curso”.

Profa. Mirlene Ramos e Secretário de Educação de Várzea Branca, Teodoro Paes Landim Filho

Acompanhando o evento dos Polos de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, o Secretário de Educação de Várzea Branca, Teodoro Paes Landim Filho, reafirmou o compromisso municipal com as ações do Programa, ressaltando a satisfação em poder contribuir com andamento do curso e que estará sempre à disposição para colaborar em tudo que for preciso.

Durante o evento no Quilombo Barro Vermelho, o prefeito de Paulistana, Osvaldo Mamedio, também reiterou o apoio municipal ao Programa e falou sobre a importância das políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas. “Sejam todos bem-vindos à nossa cidade e ao Quilombo Barro Vermelho. Esta escola que estamos hoje, Unidade Escolar Euzébio André de Carvalho, é uma das que possuem maior potencial, de fato, da centralidade das questões quilombolas, do número de pessoas que têm sua origem aqui no Barro Vermelho. Precisamos avançar ainda mais na questão do reconhecimento da identidade quilombola, para que assim possamos ampliar as políticas públicas dos seus direitos e a consciência de cidadania em busca daquilo que é melhor para a comunidade”.

Prefeito de Paulistana, Osvaldo Mamedio

Os eventos contaram com a participação de lideranças quilombolas do Estado, como a Coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí, Maria Rosalina dos Santos; o Coordenador de Educação Escolar Quilombola/Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), Diego Ramon Paixão da Silva; Sr. Cláudio, liderança do território quilombola Lagoas (terceiro território com maior população quilombola do Brasil); Dona Adelina, pessoa mais idosa do Quilombo Lagoa da Caraíba; Joseano, entre outros.

Maria Rosalina e os professores Diego Ramon e Agostinho Coe durante Roda de Diálogo em Paulistana

“Quero que vocês saibam que se isso tudo está acontecendo, é porque antes aconteceu o quilombo. E se aconteceu o quilombo é porque houve uma luta de início de implantação de marco deste velho rouco que está aqui falando para vocês agora. Acredito que para ensinar, os professores precisam, antes de tudo, conhecer a verdadeira história da criação do quilombo”, finalizou o Sr. Cláudio.

 Sr. Cláudio falou sobre importância de conhecer a verdadeira história do quilombo

Confira mais fotos:

Apresentação do Grupo Quilombolinhas (evento no Quilombo Barro Vermelho)

Apresentação do Grupo de Capoeira comandado pelo Prof. Jack Voador (evento no Quilombo Lagoa da Caraíba)

Apresentação de cursistas do Polo de São Raimundo Nonato

Evento no Quilombo Lagoa da Caraíba contou com oficina de tranças 

Apresentação de cursistas do Polo de Isaías Coelho

Coordenadores durante evento no Quilombo Barro Vermelho (Polos de Isaías Coelho e Paulistana)

Coordenadores e professores durante evento no Quilombo Barro Vermelho (Polos de Isaías Coelho e Paulistana)

Apresentação de cursistas do Polo de Paulistana

Coordenadoras, professoras e cursistas acompanham apresentação em escola do Quilombo Barro Vermelho

Apresentação em formato de pôster durante evento no Quilombo Barro Vermelho

Professores e cursistas durante evento no Quilombo Lagoa da Caraíba

Professores, cursistas e comunidade durante evento no Quilombo Lagoa da Caraíba

Confira o cronograma de realização dos eventos do INTERPARFOR:

Floriano e Picos (realização Polo de Floriano - 08/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo - Abertura Roda de Diálogo;

Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realização Polo de Baixa Grande do Ribeiro - 09/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo - Abertura  Roda de Diálogo;

Currais/sede (10/05/2025) - Programação;

Currais/Laranjeiras (10/05/2025) - Programação;

Isaías Coelho e Paulistana (realização Polo de Paulistana/Quilombo Barro Vermelho - 15/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;

São João do Piauí e São Raimundo Nonato (realização Polo de São Raimundo Nonato/Quilombo Lagoa da Caraíba - 16/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;

Luzilândia (23/05/2025) - Programação;

Batalha (24/05/2025) - Programação;

Teresina (29/05/2025) - Programação;

Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré - 31/05/2025) - Programação;