Entre os dias 21 e 23 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou a quarta edição do Encontro Nacional do PARFOR, com o tema “Consolidando Conquistas e Renovando o Compromisso com a Equidade na Formação de Professores”. Realizado em Brasília, o evento reuniu 200 participantes de todo o Brasil e celebrou os 16 anos de implantação do Programa. Participaram coordenadores institucionais e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), de secretarias municipais e estaduais de Educação e do Ministério da Educação (MEC), alunos, professores e parceiros que colaboram com o Programa.
Comitiva da UFPI com a Coordenadora Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas (DEB/CAPES), Lorena Lins
Da UFPI, estiveram presentes a Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI), Profa. Marli Clementino; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura; a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI; a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI; o Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura; a Profa. Vanessa Guedes, professora formadora do curso de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Islane Sousa, cursista de Educação Bilíngue de Surdos/Polo de Pedro II; Nanildes Xavier, cursista de História/Polo de Miguel Alves; a Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, e a Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí.
Equipe da UFPI com a Reitora Nadir Nogueira antes do embarque para Brasília
"O Encontro Nacional do PARFOR foi uma formação e o congraçamento dos 16 anos de existência do Programa. E no caso da UFPI, que há 15 anos oferta o PARFOR em parceria com o sistema Estadual e Municipal de Educação, também foi um processo de projeção da continuidade dessa política de formação fundamental em nosso país e no Estado do Piauí", afirma a Profa. Marli Clementino.
Segundo o Prof. Willian Matsumura, foi muito gratificante e proveitosa a participação da UFPI no evento. “Nesses eventos que congregam dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, sempre aproveitamos para conhecer e dialogar com nossos colegas sobre as atividades realizadas para nos inspirar em desenvolver na UFPI práticas exitosas. Entretanto, a UFPI foi uma das IES mais procuradas e citadas como exemplo de condução do Programa e desenvolvimento das atividades relacionadas ao PARFOR. Este reconhecimento nos mostra a competência e eficiência de toda a equipe do PARFOR/UFPI, coordenada pela Profa. Glória Ferro, que mais uma vez, está de parabéns pelo exemplo de um trabalho com seriedade, transparência e, acima de tudo, muito humanizado".
Prof. Willian acompanha apresentação da cursista Islane Sousa
A Profa. Glória Ferro reitera a importância do evento para ampliar a discussão sobre os desafios e perspectivas do PARFOR no cenário atual. “Em momentos como esse, nós podemos realizar uma melhor avaliação das suas contribuições do Programa para a formação de professores e o impacto na promoção de uma educação interdisciplinar, equânime e inclusiva. É com muita alegria que nós estamos aqui, representando a UFPI, trocando experiências e adquirindo conhecimentos com representantes do Programa de todo o país. Que possamos avançar cada vez mais na construção de uma educação humanizada e transformadora”, destaca.
Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com o cursista Nanildes Xavier
Para a Profa. Lucineide Morais, o IV Encontro Nacional do PARFOR foi um momento de celebração e uma importante ocasião para avaliar, propor ajustes e planejar novos de rumos para o Programa. “Penso que a diversidade de políticas de formação de professores no Brasil, especialmente para atuar no contexto da educação pública, são fundamentais e cada vez mais necessárias. E nesse particular, destaco a implementação do PARFOR EQUIDADE, dentro do PARFOR tradicional, uma política de formação voltada para atender a segmentos sociais historicamente marginalizados e que, por apresentarem perfis muito específicos, representam desafios ainda maiores. Devido a essas especificidades, questões do PARFOR EQUIDADE foram objeto de discussão em todos os grupos de trabalho. Voltei gratificada pela experiência e pelas contribuições para aprimorar nosso trabalho aqui no PARFOR da UFPI”.
Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com a cursista Islane Sousa
O Prof. Ariosto Moura ressalta que os trabalhos apresentados são indicadores positivos de que o PARFOR está no caminho certo. “Em especial, o PARFOR EQUIDADE, recentemente implantado pela CAPES, demonstra ser um programa sustentável, viável e que trará grandes transformações de acessibilidade e equidade para as populações indígenas, quilombolas, surdas e pessoas com deficiência. Nesse sentido, a Universidade Federal, com a representação significativa, apresentou os trabalhos desenvolvidos no PARFOR EQUIDADE, o que foi muito bem aceito, significativo. Só temos que referendar e agradecer à gestão e à Coordenação Institucional que têm desenvolvido um excelente trabalho na condução desse Programa”.
Prof. Ariosto Moura durante evento
A Profa. Vanessa Guedes, que orientou o trabalho “Cultura e inclusão em Pedro II – PI: a construção de um sinalário em Libras”, apresentado pela cursista de Educação Bilíngue de Surdos, Islane Sousa, enfatiza que "a vivência em Brasília trouxe não somente o contato com as nuances pertinentes ao PARFOR, mas também sobre toda a educação que busca o melhor em cada aluno. Todas as partilhas foram riquíssimas e me proporcionaram uma perspectiva ampliada de onde estamos e para onde vamos dentro da educação”, avalia.
Professoras Islane Sousa, Vanessa Guedes, Glória Ferro e Lucineide Morais
A cursista Islane Sousa relata que o evento foi uma experiência única na sua trajetória pessoal e profissional. “Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão à equipe do PARFOR/PARFOR EQUIDADE, em nome da Profa. Glória Ferro e do Prof. William Matsumura, pela oportunidade. Como educadora da rede básica do meu município, pude perceber e reconhecer o papel das universidades federais, principalmente por meio de programas como o PARFOR, na transformação de vidas. O compromisso da CAPES com uma educação humanizada, sensibilizadora e práxis transformadora, é algo que precisa ser levado adiante. Todos que fazem parte da equipe estão de parabéns. A Islane que saiu do auditório da CAPES não é a mesma que entrou”.
Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais com os cursistas Nanildes Xavier e Islane Sousa
A Profa. Rita Rodrigues, Secretária de Educação de Baixa Grande e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Uruçuí, menciona que o IV Encontro Nacional foi um momento extremamente enriquecedor. “Tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre práticas que contribuem significativamente para minha formação acadêmica e profissional. Saio desse encontro mais motivada e preparada para enfrentar os desafios da educação, levando comigo aprendizados que, sem dúvida, farão diferença na minha atuação”, disse.
Professoras Rosinete Oliveira, Lucineide Morais, Glória Ferro, Rita Rodrigues e o cursista Nanildes Xavier
Durante o evento, o cursista Nanildes Xavier apresentou a exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos”, desenvolvida durante a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), com alunos do 2º ano do Ceti Cecília Lacerda. “Estar ao lado de tantos profissionais dedicados da educação, discutindo o futuro do ensino no Brasil, foi incrível. Pude compreender a grandiosidade do PARFOR e dimensionar o impacto que ele causa na vida de pessoas de realidades tão diversas em todo o país. Tive a honra de expor o trabalho que ajudei a desenvolver e participei de uma oficina, onde sugeri a criação de uma casa de apoio para estudantes da zona rural que precisam ficar na cidade durante o período letivo. Agradeço à Profa. Glória Ferro por acreditar no potencial do nosso trabalho, ao meu grupo incansável, à turma do 2º Ano A do Ceti Cecília Lacerda, ao coordenador do meu curso, Francisco Vilanova, ao professor Francivaldo Pereira, da disciplina de ACE, e à Lorena Damasceno pela oportunidade”.
Nanildes Xavier durante exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos”
A Profa. Rosinete Oliveira, Secretária de Educação de Miguel Alves, afirma que o conhecimento adquirido e as experiências compartilhadas ampliaram a sua visão para compreender a dimensão e a importância do PARFOR. “Isso me impulsiona a trabalhar para melhorar ainda mais o regime de colaboração no meu município e continuar, enquanto for necessário, com essa parceria com a UFPI para manter o PARFOR em Miguel Alves, uma vez que ele é ferramenta fundamental para aperfeiçoar a formação dos nossos professores e impactar nos resultados de aprendizagem dos alunos da nossa rede de ensino. Gratidão à Dra. Glória Ferro, ao Dr. Willian Matsumura e a todos que contribuem para o fortalecimento PARFOR em nossa cidade”.
Exposição fotográfica “Cotidiano Plural: O Brasil Multicultural Pelas Lentes dos Alunos”
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