Curso “Recreação e as Múltiplas Linguagens” reúne cursistas de Educação Física dos Polos de Miguel Alves, Luzilândia e Batalha

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da recreação para a saúde e o bem-estar, além do desenvolvimento de habilidades para planejar e implementar essas atividades, foi realizado no âmbito da disciplina “Esportes coletivos na escola (futsal, futebol, basquete, vôlei e handebol)”, ministrada pelo Prof. David Emérito, no curso de Educação Física, Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, o curso “Recreação e as Múltiplas Linguagens”.

Cursistas de Educação Física de Luzilândia com professores

Realizado no dia 14 de junho, no Ginásio Poliesportivo Chico Noca, em Miguel Alves, o curso foi ministrado pela Profa. Dra. Rosa Maria Alves da Costa, Delegada Regional da Federação Internacional de Educação Física do estado do Pará (FIEPS/PA), e contou com a participação de cursistas dos Polos do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, Luzilândia e Batalha. 

Curso contou com participação de cursistas de Miguel Alves, Luzilândia e Batalha

“Foi um prazer ministrar o Curso de Recreação e as Múltiplas Linguagens no município de Miguel Alves-PI. A experiência foi enriquecedora, pois pude compartilhar conhecimentos e práticas com os participantes, que demonstraram grande entusiasmo e dedicação. A troca de experiências e a interação com os alunos foram fundamentais para o sucesso do curso. Acredito que a recreação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social, e fiquei feliz em poder contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e inspirados. Agradeço a oportunidade de ter podido compartilhar a minha paixão pela recreação e espero ter inspirado os participantes a continuar explorando e desenvolvendo suas habilidades”, afirma a Profa. Rosa Maria.

Profa. Rosa Maria apresenta atividade para participantes

Segundo o Prof. David Emérito, idealizador do curso, foi uma experiência enriquecedora, que ampliou o entendimento sobre a importância da recreação como ferramenta pedagógica e social. “Entre os principais aprendizados, destacam-se a valorização do brincar como linguagem universal, a diversidade de atividades lúdicas e sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais. O curso foi dinâmico e bem estruturado, com uma abordagem prática que favoreceu a participação ativa dos envolvidos. Ressalta-se a troca de experiências entre os participantes e a variedade de metodologias utilizadas”.

Prof. David Emérito (primeiro da direita para esquerda) com professor participante, Profa. Rosa Maria e Profa. Raimunda Pereira (Coordenadora do Polo de Miguel Alves)

Para Ana Júlia Ferreira, cursista de Educação Física de Miguel Alves, participar do curso foi uma jornada transformadora. “Vai muito além de aprender a organizar jogos e atividades, pois nos capacita não apenas com técnicas e conhecimentos específicos, mas também com habilidades interpessoais e um olhar mais sensível para o poder da brincadeira e da interação humana. Envolve o desenvolvimento pessoal e a oportunidade de interagir com diferentes pessoas, pois tivemos a presença de cursistas de diversas áreas e também de várias cidades”, avalia.

Cursistas de Educação Física de Batalha com professores

A importância de atividades como essa é ressaltada pela Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI. “É fundamental que os cursistas vejam na prática conteúdos abordados em sala de aula. O processo formativo é cuidadosamente planejado de modo que haja essa unidade entre teoria e prática”.

Confira mais fotos: