Evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e do Departamento de História (DH), realizou nessa quarta-feira, 20 de agosto, no Cine Teatro, o evento "Centenário Clóvis Moura: vida e obra do intelectual piauiense", que homenageia a trajetória intelectual e pessoal do jornalista, poeta, historiador, sociólogo e militante contra o racismo que completaria 100 anos em julho deste ano.
Mesa de abertura da solenidade
A abertura do evento contou com as presenças do Vice-Reitor da UFPI, Prof. Edmilson Miranda; do Coordenador do curso de História do PARFOR/UFPI, Presidente da Fundação Maurício Grabois e organizador do evento, Prof. Dalton Macambira; do Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Prof. Vítor Sandes; além do Prof. Manuel Domingos Neto, Presidente da Academia Piauiense de Cultura; e do professor Antônio Fonseca Neto, representando a presidência da Academia Piauiense de Letras (APL).
Nascido em Amarante (PI), em 10 de julho de 1925, chegando a residir em Natal (RN), Salvador (BA) e Juazeiro (BA), antes de se estabelecer como jornalista e intelectual em São Paulo, Clóvis Moura foi inovador ainda em seu primeiro livro publicado em 1959, Rebeliões da senzala, em que buscava a compreensão da experiência negra no Brasil através do conceito de materialismo histórico. Desde então, o pensador natural do Piauí, concentrou seu foco no estudo das revoltas e quilombos de diferentes regiões do país, seus aspectos sociais, políticos, assim como do papel ativo da população negra na formação civil do país.
Em sua fala, na abertura do evento, o coordenador Dalton Macambira apresentou um resumo da trajetória de vida e das colaborações do intelectual Clóvis Moura ao debate sobre racismo e resistência negra, influenciando pesquisadores brasileiros e latino-americanos. “Que o centenário de Clóvis Moura seja uma oportunidade para a gente reafirmar nosso não ao racismo e a todas as formas de discriminação, sejam de raça, de gênero e de qualquer espécie”, declarou Macambira.
Prof. Dalton Macambira, coordenador do evento
O Prof. Vítor Sandes destacou em seu discurso o legado de Clóvis Moura na denúncia ao racismo e à escravidão, ressaltando a importância de sua obra para a compreensão da história social do Brasil. Complementou que a vida e a obra de Clóvis Moura dialogam com a missão do CCHL: “promover a formação de agentes sociais ativos, reflexivos e críticos considerando a pluralidade, a inclusão e a diversidade”.
Diretor do CCHL, Vítor Sandes
As falas da mesa de honra foram finalizadas pelas reflexões trazidas pelo Vice-Reitor, Edmilson Miranda. Em sua mensagem, ele enfatizou a necessidade de divulgar o legado do intelectual Clóvis Moura, sua contribuição para a sociologia brasileira e seu impacto na luta por igualdade e justiça. “O centenário de Clóvis Moura é uma oportunidade de não apenas homenageá-lo, mas também de reafirmar o compromisso com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, justa e igualitária”, disse o Vice-Reitor.
Vice-Reitor, Edmilson Moura
Ao fim das falas de abertura, houve a mesa-redonda “Clóvis Moura e suas múltiplas facetas intelectuais”, com a coordenação da Profa. Bárbara Johas. Ela afirmou que são significativas as contribuições de Clóvis Moura para a compreensão da sociedade brasileira e suas dinâmicas sociais e culturais, sendo o autor “pioneiro por trazer para dentro do marxismo brasileiro um olhar que privilegia a condição e as questões da racialização”. A mesa-redonda contou com os debatedores Caio Felipe Rodrigues Miranda (estudante/História/UFPI) e os palestrantes acadêmico José Elmar de Melo Carvalho (APL) e o Prof. Nílson Cordeiro Ferreira (Confraria Camoens/PI).
Mesa-redonda “Clóvis Moura e suas múltiplas facetas intelectuais”
Às 18h teve início a Palestra Magna “Vida e obra de Clóvis Moura”, sob coordenação da Profa. Bartira Viana (CCHL), Vice-Diretora do CCHL e Coordenadora do curso de Geografia do PARFOR/UFPI. A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; e o Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola do PARFOR/UFPI, Prof. Ariosto Moura, também prestigiaram o evento.
Palestra Magna “Vida e obra de Clóvis Moura”
O evento foi organizado pelo Departamento de História da UFPI, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e CCHL. Como parceiros da realização do evento, participaram o PARFOR/PARFOR Equidade UFPI, a Fundação Maurício Grabois Seção Piauí, a Academia Piauiense de Letras (APL), a Academia Piauiense de Cultura (APC), a Confraria Camoens e a Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC).
Fonte: Coordcom/UFPI.
Confira mais fotos do evento: