A Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Ana Valéria Fortes, apresentou a experiência formativa do curso no âmbito da UFPI durante o 11º Congresso Brasileiro de Educação Especial (11º CBEE), realizado juntamente com o 14º Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (14º ENPEE), na Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo, no período de 01 a 04 de novembro.
Profa. Ana Valéria durante apresentação no CBEE
O CBEE tem se materializado como um importante espaço de debates e de divulgação do conhecimento científico produzido na área da Educação Especial. Tradicionalmente, o Congresso conta com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem diversos temas sobre Educação Especial. O evento reuniu profissionais, estudantes e familiares que atuam de modo direto ou indireto na Educação Especial.
Representantes do PARFOR de diferentes regiões do país
A décima primeira edição do evento teve como objetivo ampliar um fórum próprio para promover o intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial, no intuito de debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área, fortalecendo a formação de uma rede de apoio nacional e internacional.
Na ocasião, a Profa. Ana Valéria participou da Mesa-Redonda “Formação de Professores de Educação Especial no PARFOR”. “O CBEE é o maior evento da área de Educação Especial e a participação da UFPI abordando o Curso de Licenciatura em Educação Especial do PARFOR deu visibilidade à ação da Universidade na formação de professores em uma perspectiva inclusiva, em um campo que tem enorme carência”, destacou.
Durante realização da mesa-redonda
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a relevância do curso para a qualificação dos profissionais que precisam estar preparados para acolher e incluir todos os estudantes. “Estamos vivenciando um momento muito importante, pois já percebemos o impacto positivo da implantação dos quatros cursos ofertados pelo PARFOR Equidade na UFPI – Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial Inclusiva, Educação Escolar Quilombola e Pedagogia Intercultural Indígena. E, se o PARFOR, no seu nascedouro, já é um Programa com um alcance social muito grande, o PARFOR Equidade possui um alcance ainda maior porque prioriza grupos sociais historicamente marginalizados. Como entusiasta, acredito que é por meio da educação que podemos construir uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva”.
Profa. Glória Ferro durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI
A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, reiterou que essa ação do governo federal possui um caráter muito especial, principalmente, pelo público que atende. “É um programa que tenta cumprir uma reparação histórica, sendo uma das muitas medidas necessárias para reparar a segregação, a discriminação, a falta de acesso à educação. Então, nos sentimos muito comprometidos e responsáveis para fazer com que esse programa dê certo. E ele vem sendo amparado pelas experiências exitosas que o PARFOR já desenvolve ao longo desses 15 anos, muito bem conduzido pela Profa. Glória”.
Profa. Lucineide Morais durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI
Atualmente, o PARFOR Equidade/UFPI oferta o curso de Educação Especial Inclusiva nos municípios de Luzilândia, Picos, Teresina e Uruçuí.
Saiba mais sobre as ações do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI acessando: ufpi.br/parfor
Confira mais fotos do evento:
