Saberes ancestrais e diversidade marcam o II Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR) no Polo de Currais – Laranjeiras

Seguindo a programação do II Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR), o Polo de Currais - Laranjeiras, que oferta o curso de Pedagogia Intercultural Indígena, realizou o evento no último sábado (08).

Turma de Pedagogia Intercultural Indígena com coordenação e professores formadores

Com o tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, a programação do evento englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1.

Mesa de abertura do evento

Para a Coordenadora do Polo de Currais - Laranjeiras, Profa. Jordânia Brauna, o II INTERPARFOR foi um momento rico, de grande troca de experiências e conhecimentos. “Gostaria de parabenizar nossos cursistas pelo desempenho, dedicação e qualidade dos trabalhos apresentados. A segunda edição do evento nos mostrou o quanto eles estão evoluindo a cada semestre. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”.

Coordenadora do Polo de Currais - Laranjeiras, Profa. Jordânia Brauna

O Prof. Jesualdo Campos, que ministrou a disciplina de História da Educação e da Educação Escolar Indígena no Brasil, avalia que o evento foi um momento de grande riqueza acadêmica, cultural e humana, representando um importante espaço de diálogo, troca de saberes e fortalecimento da educação intercultural como instrumento de transformação e valorização dos povos indígenas do sul do Piauí, reafirmando o compromisso da Universidade Federal do Piauí e do PARFOR com a valorização dos direitos e identidades dos povos originários.

Prof. Jesualdo Campos e cursistas orientadas por ele

“Durante o encontro, os discentes apresentaram trabalhos vinculados à disciplina de Atividade Curricular de Extensão (ACE), cujo tema central foi “Direitos Indígenas e Políticas Públicas”. A participação foi unânime e marcada por produções de alta relevância, abordando temáticas como os desafios da comunidade à luz da Lei nº 11.645/08, saberes e identidades indígenas na escola, a interface entre a história da educação e a formação intercultural, a educação escolar indígena como direito e forma de resistência, dentre outros. O evento culminou com a elaboração de cartilhas educativas, que serão reproduzidas e utilizadas como material pedagógico nas comunidades indígenas, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e promovendo a continuidade das ações extensionistas”, explica o professor.

Prof. Jesualdo Campos e cursistas durante apresentação 

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressalta a emoção pelo encerramento do primeiro ano das atividades dos cursos do PARFOR Equidade e reafirmou o compromisso da UFPI com uma educação de qualidade e comprometida com a equidade social. “Este momento é muito especial para todos nós que fazemos o PARFOR na UFPI; estamos colhendo os primeiros frutos do trabalho dialógico e colaborativo que vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa. O nosso compromisso é com a oferta de formação inclusiva e diferenciada para todas as pessoas”.

Profa. Glória Ferro durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI

Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “É uma política pública que está levando em consideração uma reivindicação histórica dessas populações. E nós buscamos executar essa política da forma mais séria e comprometida possível. Nossa intenção não é sobrepor conhecimento científico sobre os saberes originários tradicionais, mas fazer o compartilhamento, a troca de saberes, pois todos possuem o seu valor”.

Profa. Lucineide Morais durante evento do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro

A ocasião foi marcada ainda pela presença de autoridades, como o Vice-prefeito de Currais, Cledim Araújo, e a Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Bom Jesus, Profa. Mariana Moura, que ressaltaram a importância do protagonismo indígena e da formação docente comprometida com a justiça social, o respeito à diversidade e a defesa dos direitos originários.

Confira mais fotos do evento: