Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Biblioteca Setorial UFPI, Campus de Picos, inicia o ano letivo realizando atividades de mediação da informação entre a comunidade acadêmica

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h47 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Iniciando o ano letivo de 2019.1 da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Biblioteca Universitária do Campus de Picos realizou ações de mediação da informação entre a biblioteca e a comunidade acadêmica. Desde ações de recepção de calouros, treinamento de usuários, visita guiada a processamento técnico de obras adquiridas.  Além, de levar aos novos usuários informações importantes do setor.

RECEPÇÃO DE CALOUROS 2019.1

Atendendo prontamento ao convite do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE/CSHNB) para integrar ao Projeto de Recepção dos Calouros 2019.1, o qual já se tornou evento confirmado no calendário acadêmico do Campus. A Biblioteca Universitária juntamente com sua equipe organizou-se para sair literalmente do seu espaço físico e realizando a integração com os demais setores do campus.

IMG 20190314 WA000820190314153118Recepção de Calouros UFPI/CSHNB 2019.1 – Setor Biblioteca Universitária

A ação foi pensada e desenvolvida no sentido de estarmos apresentando os serviços e produtos disponibilizado pela Biblioteca Universitária, que são de extrema importância  para a vida acadêmica dos discentes. Na oportunidade, foi explicado como ter acesso a Biblioteca, as normas de funcionamento do setor, os tipos de materias bibliográficos que compõem o acervo. Além, de um terminal de pesquisa instalado no Stand, no qual os usuários poderiam simular pesquisas no acervo.

Aproveitou-se o momento para divulgar o Projeto Troca-Troca de Livros. O projeto visa o incentivo a leitura e tem como metodologia a troca de livros ou doação entre os usuários. Os livros trocados ou doados ficam disponíveis na Biblioteca permitindo uma rotatividade das obras. É importante ressaltar, que o projeto aceita somente livros de literatura em ótimo estado de conservação.

IMG 20190314 WA001420190314153406Recepção de Calouros UFPI/CSHNB 2019.1 – Calouros Curso de Nutrição

TREINAMENTO DE USUÁRIOS

O treinamento de Usuários é uma atividade imprescindível realizada pela Biblioteca com todos os usuários calouros no incío de cada semestre. Extremamente importante para a Biblioteca quanto para os usuários, esse é o primeiro contato  da Biblioteca com seus usuários potenciais. Nesse momento, é repassado ao conhecimento do novos usuários todas as informações as quais nortiaram ao uso dos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca.

IMG 20190314 WA001020190314153639Treinamento de Usuários – Cursos de Graduação UFPI/CSHNB

O foco desse treinamento está voltado para o uso do Sistema de Automação Bibliográfico (SAB), sistema esse que gerencia todas as atividades automatizadas da biblioteca. É nesse momento que o usuário aprende a fazer uma pesquisa nos terminais, recebe orientações sobre empréstimos, reservas, renovações e devoluções de materiais bibliográficos da biblioteca, além da apresentação dos espaços físicos os quais poderão fazer uso durante a jornada acadêmica.

VISITA GUIADA

A Biblioteca Universitária trabalha sempre no sentido de promover o acesso a informação a seus usuários procurando sempre aproximar a comunidade acadêmica ao seu fazer diário. A visita guiada acontece mediante a necessidade da turma de conhecer mais especificamente a rotina de trabalho do setor, aprofundando-se neste espaço mágico que é a biblioteca. Para isso, contamos com a colaboração dos professores que também sentindo essa necessidade de aproximação, agenda com a biblioteca a visita guiada.

IMG 20190314 WA001120190314153819Visita Guiada Biblioteca Universitária – Acadêmicos de Enfermagem UFPI/CSHNB

IMG 20190314 WA001220190314153852Visita Guiada Biblioteca Universitária – Acadêmicos de História UFPI/CSHNB

AQUISIÇÃO DE NOVAS PUBLICAÇÕES

Iniciou-se 2019 com a aquisição significativa de obras que atualizaram as bibliografias de alguns cursos oferecidos pela instituição. A cada início de semestre é solicitado pela coordenação da biblioteca a coordenação dos cursos a indicação de obras para atualização do acervo. Mediante a essas indicações, a biblioteca encaminha ao Setor de Aquisição localizado na Biblioteca Central em Teresina/PI, o qual fica responsável por todos os pedidos de compra.

As obras adquiridas passa pelo processamento técnico bibliotecário na própria unidade de informação e quando finalizada é feito todo o trabalho de divulgação dessas obras junto a comunidade acadêmica.

IMG 20190314 WA001320190314154118Novas Aquisições – Acervo Biblioteca Universitária UFPI/CSHNB

A Biblioteca Universitária UFPI/CSHNB, na sua função de promover do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, reforça o compromisso de sempre está trabalhando para que seus usuários sempre tenham suas necessidades informacionais supridas.

Muitos outros projetos estão em fase de elaboração pela equipe da biblioteca ainda para o ano de 2019. Fiquem atentos e não percam nenhuma oportunidade.

Fonte: Biblioteca Setorial UFPI/Picos – fone: (89) 3422-4231