Página inicial > Últimas Notícias - Picos > PopClass um novo eixo de extensão do PopMorf em tempos de enfrentamento à COVID-19

Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2020, 08h00 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2020, 08h06

Devido ao cenário de isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o projeto de extensão “Popularização da Morfologia para Alunos e Professores da Rede Pública de Ensino da Macrorregião de Picos PI (PopMorf)” desenvolveu o PopClass como uma forma de se adaptar à quarentena e continuar com a disseminação do conhecimento da morfologia humana.

PopMorf objetiva levar os conhecimentos da morfologia humana para alunos e professores através de uma experiência prática com aulas nos laboratórios da universidade, por meio de experiências com os microscópios e peças anatômicas sintéticas e naturais. Desse modo, o projeto em seu primeiro ano, além de receber semanalmente estudantes e professores, também desenvolveu dois grandes eventos: o AnatoKids e o DiAnatomia.

Contudo, no início de seu segundo ano de atuação, os integrantes se depararam com a situação mundial de pandemia a qual acarretou o isolamento social e, com isso, a suspensão de atividades temporárias no campus universitário. Nesse contexto, o projeto PopMorf criou uma nova estratégia de atuação chamada PopClass, que consiste em uma série de vídeo aulas sobre a morfologia humana divulgadas por meio das redes sociais. A coordenadora do PopMorf, Professora Doutora Fátima Regina Nunes de Sousa, relata que: “Com a pandemia da COVID 19 e o isolamento social, percebeu-se que as aulas poderiam ainda ser mantidas através de ferramentas tecnológicas, com vídeo aulas produzidas e editadas pelos extensionistas e publicadas semanalmente em redes sociais do projeto, que são seguidas por grande número de estudantes da rede pública de ensino. Desta forma foi criado mais um eixo desta extensão que foi denominado de PopClass, mantendo uma parceria ativa da Universidade com os estudantes assistidos pelo PopMorf”.

As vídeo aulas são desenvolvidas pelos extensionistas do projeto - graduandos dos cursos de enfermagem e medicina - que se dividem em grupos: confecção, edição e divulgação. Nelita D’Iolanda, aluna do curso de medicina que faz parte da equipe confecção do material, declara: “Criar esses conteúdos está sendo muito produtivo e gratificante, pois sabemos que assim alcançamos um número maior de estudantes e podemos passar o que aprendemos para eles”. Já Ana Claudya Pereira, estudante do curso de enfermagem que compõe o grupo de edição e divulgação dos vídeos, explana que: “No aspecto da ilustração do projeto, a edição das vídeo aulas foi pensada e calculada para melhor visibilidade. Os detalhes dos conteúdos Anatômico e Histológico foram organizados e ordenados para as postagens, escolhendo desde a trilha instrumental à abertura de cada aula. São novas experiências e novos costumes, sempre procurando nos adequar à realidade de todos.”

A aluna Kaylani Ketlen de Souza tem 15 anos, cursa o 1° ano do ensino médio na Escola Normal Oficial de Picos e realizou uma visita ao PopMorf no segundo semestre de 2019. Quando perguntada sobre a visita ao campus e sobre a aula em que esteve presente, a aluna apontou que “foi uma experiência extraordinária, onde pode aprender novos assuntos, acarretando assim benefícios a sua vida acadêmica”. Dentre os benefícios citados, relatou: “mais foco durantes as aulas, uma maior atenção aos assuntos da disciplina ciências biológicas, aplicação da metodologia utilizado no projeto nos seus estudos pessoais além de uma mudança de perspectiva acerca de profissão a ser seguida futuramente”. Sobre o novo projeto PopClass, a aluna Kaylani aponta: “que além de uma forma lúdica de aprendizado, é uma ferramenta facilitadora de aproximação dos alunos que ainda não possuíram a oportunidade de realizar uma visita presencial ao campus, aumentando assim o alcance do conhecimento”.

Junto com o PopClass, surgiu a necessidade de recebermos um retorno do público com relação aos conteúdos das vídeo aulas. Assim, os alunos do projeto também passaram a elaborar um quiz, com perguntas de múltipla escolha relacionadas ao tema da aula postada na semana. De acordo com a vice-coordenadora do PopMorf, professora Doutora Larissa Alves Guimarães, “Após a postagem do quiz, divulgamos as respostas das questões com comentários. Assim, nós podemos ter uma noção de como os alunos estão recebendo o conteúdo, e estes, por sua vez, podem testar o que aprenderam nas vídeo aulas de uma forma dinâmica e livre. Temos recebido um retorno muito positivo com relação ao quiz, tanto de alunos das escolas, como de discentes da universidade”.

Sobre o alcance da iniciativa, a professora Larissa, ressalta: “Mesmo sabendo que existem limitações de acesso a internet enfrentadas por vários alunos, esse tipo de produção é de grande importância para continuarmos afirmando, de novas formas, a missão que a universidade desempenha em disseminar o conhecimento e prestar serviço à sociedade”.

As vídeoaulas estão disponíveis no Instagram do Projeto @popmorf.