Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Pesquisa da UFPI busca produzir bebida sabor café a partir do reaproveitamento da amêndoa da carnaúba
Início do conteúdo da página

Pesquisa da UFPI busca produzir bebida sabor café a partir do reaproveitamento da amêndoa da carnaúba

Imprimir
Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h26 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h25

Uma iniciativa da UFPI tem por objetivo produzir uma bebida sabor café a partir da amêndoa da carnaúba. O projeto “Bebida sabor café obtida da amêndoa da carnaúba (Copernicia prunifera): características físico-químicas, tecnológicas e nutricionais” busca contribuir para o avanço da pesquisa e desenvolvimento dos produtos obtidos por essas matérias-primas de grande potencial econômico, como é o caso da Carnaúba, palmeira símbolo do estado do Piauí.

Screenshot 2

Subproduto a partir da torragem da amêndoa

A ideia surgiu de um egresso do curso de nutrição, que, a partir de um hábito familiar trouxe a ideia para o grupo de Pesquisa Bioprospeccao, Biotecnologia e Inovação de Produtos Naturais. Com o apoio de um edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), puderam ser desenvolvidas as atividades, que têm previsão de término em junho de 2023.

O projeto conta com a participação das alunas de nutrição Ruthe Brito (Picos), Shelda Neres (Teresina) e do mestrando Fhanuel Andrade, sob a orientação da professora Stella Arcanjo do curso de Nutrição do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Para ela, no cenário atual é necessário acompanhar os avanços tecnológicos, explorar de forma consciente e pensando nas gerações futuras, sobretudo na valorização de matérias-primas que são descartadas ou pouco utilizadas. “O debate acerca das importância e da origem das Plantas Alimentícias Não convencionais (PANCs) vem mostrando sua importância e suas vantagens dentro da alimentação ou na elaboração de um subproduto", afirma.

WhatsApp-Image-2022-08-02-at-10.02.44-1024x576.jpeg

Os estudos prospectivos buscam aproveitar não somente o valor econômico da carnaúba, mas associar essa questão à geração de saúde e qualidade de vida. A professora explica que apesar de muito explorada, o uso da carnaúba ainda é muito limitado. Atualmente, a utilização consiste na produção da cera e na alimentação animl.. Entretanto, os frutos podem ser estimulados para o consumo humano, sobretudo pelos indicativos de alguns estudos que mostram que eles são ricos em minerais e substâncias bioativas. Contudo, o consumo ainda se limita à extração do óleo e a torrefação da amêndoa para extrair o pó, desenvolver mingaus, ou até mesmo substituir o café. Dessa forma, a proposta deve evitar o desperdício e será capaz de gerar novos postos de trabalho. 

Até o momento, o pó da amêndoa da carnaúba mostrou-se rico em minerais, com valores até maiores que a ingestão diária recomendada. Além disso, possui um elevado teor de acidez e é pouco perecível. Com o desenvolvimento da pesquisa, será identificada a viabilidade do consumo humano deste pó, a partir de análises toxicológicas. Pretende-se ainda desenvolver um sorvete a partir deste pó da carnaúba. 

 
Fim do conteúdo da página