Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Programa de Extensão "Ser Cidade" do Campus de Picos estuda sobre as relações dos moradores com as cidades em que vivem

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 10h38 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 10h38

Destaque_Instagram.png

O Programa de Extensão "Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades" atua através da promoção de cursos, eventos, pesquisas e intervenções comunitárias e tem por tema principal o estudo das relações dos moradores com as cidades onde vivem, dando atenção especial às cidades da microrregião de Picos, onde se encontra o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Possui parceria com o Laboratório de Relações Humano-Ambientais – LERHA – do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A Coordenadora do Programa Ser Cidade é a Profª. Drª. Ada Raquel Teixeira Mourão, do Curso de Pedagogia do CSHNB-Picos e conta com bolsistas Pibex, alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e História do campus.

O Programa tem por fundamento a ideia da cidade como um espaço educativo amplo: que transmite valores, cultura, modo de ser e estar no mundo, influenciando e produzindo pensamentos, percepções e comportamentos, nesse sentido ela precisa ser escutada.

Conforme a coordenadora do Programa, "apreender suas vozes e seus ensinamentos é fundamental para entender comportamentos individuais e coletivos e efetivar possíveis intervenções e mudanças de rumo, de objetivos, de planejamentos, tendo em vista a promoção de melhor qualidade de vida para os seres humanos e não humanos, nos seus ambientes construídos e naturais, além de promover estratégias de sustentabilidade do ponto de vista das comunidades".

IMG-20220912-WA0065.jpg

O Programa vai promover, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, a 1ª Exposição Interativa Ser Junco, onde serão divulgados, para a comunidade em geral, os resultados das pesquisas, realizadas com os moradores do bairro Junco, sobre a história, costumes e os afetos associados ao bairro. Ao mesmo tempo, a equipe vai solicitar dos moradores presentes ao evento, que explanem suas vivências, relatos sobre o passado do bairro e seus desejos para o futuro.