Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Programa de Extensão "Ser Cidade" do Campus de Picos estuda sobre as relações dos moradores com as cidades em que vivem
Início do conteúdo da página

Programa de Extensão "Ser Cidade" do Campus de Picos estuda sobre as relações dos moradores com as cidades em que vivem

Imprimir
Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 10h38 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 10h38

Destaque_Instagram.png

O Programa de Extensão "Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades" atua através da promoção de cursos, eventos, pesquisas e intervenções comunitárias e tem por tema principal o estudo das relações dos moradores com as cidades onde vivem, dando atenção especial às cidades da microrregião de Picos, onde se encontra o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Possui parceria com o Laboratório de Relações Humano-Ambientais – LERHA – do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A Coordenadora do Programa Ser Cidade é a Profª. Drª. Ada Raquel Teixeira Mourão, do Curso de Pedagogia do CSHNB-Picos e conta com bolsistas Pibex, alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e História do campus.

O Programa tem por fundamento a ideia da cidade como um espaço educativo amplo: que transmite valores, cultura, modo de ser e estar no mundo, influenciando e produzindo pensamentos, percepções e comportamentos, nesse sentido ela precisa ser escutada.

Conforme a coordenadora do Programa, "apreender suas vozes e seus ensinamentos é fundamental para entender comportamentos individuais e coletivos e efetivar possíveis intervenções e mudanças de rumo, de objetivos, de planejamentos, tendo em vista a promoção de melhor qualidade de vida para os seres humanos e não humanos, nos seus ambientes construídos e naturais, além de promover estratégias de sustentabilidade do ponto de vista das comunidades".

IMG-20220912-WA0065.jpg

O Programa vai promover, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, a 1ª Exposição Interativa Ser Junco, onde serão divulgados, para a comunidade em geral, os resultados das pesquisas, realizadas com os moradores do bairro Junco, sobre a história, costumes e os afetos associados ao bairro. Ao mesmo tempo, a equipe vai solicitar dos moradores presentes ao evento, que explanem suas vivências, relatos sobre o passado do bairro e seus desejos para o futuro.

Fim do conteúdo da página