Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Grupo de Pesquisa do Campus de Picos atua na preservação de sementes crioulas com o projeto "Guardiões Mirins”

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h37 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h46

IMG-20220915-WA0069.jpg

O Grupo de Pesquisa em Sementes Crioulas do Semiárido Piauiense - GPESC, coordenado pela Profª. Drª. Michelli Ferreira, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, vem desenvolvendo suas atividades de pesquisa e extensão desde 2017, no intuito de conscientizar sobre a importância da preservação das sementes crioulas.

IMG-20220915-WA0078.jpg

Alunos da rede municipal de ensino de Itainópolis-PI

Atualmente com o projeto de extensão Formando guardiões mirins: resgate, conservação e multiplicação das sementes crioulas, coordenado pelas Professoras Michelli Ferreira e Patrícia Sara, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem como objetivo, formar crianças "guardiões mirins", para preservar essas sementes, conscientizando sobre a importância da preservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente.

IMG-20220915-WA0085.jpg

Grupo durante Exposição de Sementes Crioulas

O projeto vem sendo desenvolvido da Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, no município de Itainópolis-PI, através de oficinas pedagógicas para formação desses guardiões.

IMG-20220915-WA0076.jpg

Análise detalhada do material

Segundo a Profª. Michelli Ferreira, é importante sensibilizar as crianças sobre a conservação das sementes crioulas, que infelizmente vem passando por um processo de erosão genética, ou seja, perda dessa variabilidade. Através do projeto, as crianças terão como missão, guardar e proteger as sementes crioulas, de suas comunidades, passando para as gerações futuras.

Oficinas como:

1.De onde vem as sementes?
2.Mas afinal, o que são as sementes crioulas?
3.Como ocorre o processo de germinação?
4.Plantando a semente que serei guardião.
5.Como resgatar as sementes crioulas: o papel do guardião.
6.Por que devo conservar: semente x semente transgênica.
7.O milho preto de pipoca crioulo: vamos experimentar!
8.Construindo um minibanco de sementes crioulas
9.O jogo das sementes