Estudantes e agentes da PRF na Unidade Operacional de Picos, Povoado Mirolândia, BR-316
O Projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulado ‘Ações educativas sobre saúde e segurança para caminhoneiros’, tem como objetivo a realização de ações de promoção da saúde de caminhoneiros em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizada em Picos-PI. A iniciativa é coordenada pelo professor Francisco Gilberto Fernandes, docente do curso de Enfermagem do Campus de Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).
Triagem de risco cardiovascular
Dentre as ações do projeto, estão campanhas de conscientização para evitar acidentes no trânsito. As equipes do projeto aplicam a chamada triagem cardiometabólica, avaliação que visa diminuir os riscos de desordens ou agravos que possam provocar mal-estar ou perda de consciência dos motoristas durante o trajeto. Além disso, ações educativas de saúde e para o trânsito, presenciais e por meio de divulgação nas redes sociais, impulsionaram a iniciativa.
Caminhoneiros recebem orientações de saúde e qualidade de vida
Segundo Francisco Gilberto Fernandes, professor-coordenador do Projeto de Extensão, a pesquisa foi motivada e influenciada por diversas questões como “comportamento de alto consumo de substâncias psicoativas para manter o período de vigília por mais tempo, o que implica em riscos à saúde cardiovascular; e a baixa procura dos caminhoneiros aos serviços de atenção primária, uma vez que passam vários dias em viagens por diversos territórios geográficos.”
Como resultados preliminares, o projeto contabiliza o atendimento de 120 caminhoneiros, realização de 5 blitz junto à PRF, 1 curso remoto de primeiros socorros e o desenvolvimento de uma caderneta da saúde com informações sobre saúde e qualidade de vida no trânsito, bem como o histórico de saúde. Com esses primeiros resultados satisfatórios, Gilberto Fernandes ainda pontua que espera, de forma concreta, manter a parceria com a PRF, para que assim, as ações sejam inseridas na curricularização da extensão no curso de enfermagem do CSHNB.