Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Biblioteca do Campus da UFPI em Picos realiza ações em alusão ao mês da Mulher
Início do conteúdo da página

Biblioteca do Campus da UFPI em Picos realiza ações em alusão ao mês da Mulher

Imprimir
Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 14h55 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 15h11

IMG-20230315-WA0028.jpg

Neste mês de março, a Biblioteca "José Albano de Macêdo", do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, está com a Exposição de painéis "Mulheres que inspiram".

A ação tem o objetivo de divulgar mulheres que se destacaram pelas contribuições às ciências, às artes e à sociedade. Conforme a servidora, Lícia Mayra Coelho Ferreira, foram selecionadas onze profissionais de áreas que dialogam com os cursos presentes no CSHNB.

“Procuramos trazer histórias tanto de mulheres contemporâneas como das que já partiram, bem como de mulheres brancas, negras, indígenas, trans e com deficiência. Os painéis contam de forma breve a trajetória profissional de cada uma delas e trazem comentários das mesmas sobre as dificuldades enfrentadas por questões relacionadas ao gênero. Esperamos que nossas estudantes e futuras profissionais se inspirem nessas trajetórias”, explicou Lícia Mayra.

IMG-20230315-WA0031.jpg

Dentre as histórias expostas, podemos citar, a título de exemplo, a de Eliane Potiguara, primeira mulher indígena a ter um livro publicado no Brasil, fato que só aconteceu em 1975; a de Beatriz Nascimento, historiadora e integrante do movimento negro, que foi vítima de feminicídio às vésperas de apresentar sua dissertação de mestrado; ou ainda a de Dani Junco, que depois de ser chamada a escolher entre o emprego ou a maternidade, criou uma startup para auxiliar mães a se recolocarem no mercado de trabalho.

A lista completa das mulheres presentes na exposição traz os seguintes nomes: Dona Ivone Lara (enfermeira), Nise da Silveira (médica), Beatriz Nascimento (historiadora), Eliane Potiguara (escritora), Débora Seabra (educadora), Maria Laula Mouzinho (matemática), Elisabeth Cardoso (agroecologista), Lucy Souza (bióloga), Dani Junco (empreendedora), Nina Silva (especialista em tecnologia) e Albaneide Peixinho (nutricionista).

Indicações de livros

IMG-20230315-WA0030.jpg

Além disso, a Biblioteca também expõe indicações de livros escritos por mulheres e/ou sobre questões do gênero feminino. Dentre as obras expostas, estão algumas de literatura, como O conto da Aia, de Margaret Atwood; Conta Comigo: três vezes mulher, de Michele Fernandes; e Ponciá Venâncio, de Conceição Evaristo, bem como livros voltados à pesquisa, especialmente na área de humanidades, tais como História das mulheres no Brasil; Quotidiano e poder; Lápis, agulhas e amores: história de mulheres na contemporaneidade.

Disponibilização de brindes

IMG-20230315-WA0029.jpg

Durante todo o dia 08 de março foram disponibilizados como brinde para as estudantes uma caneta e marca página, com os dizeres: “Mulher, ao escrever sua história, não deixe ninguém segurar a caneta”.

Fim do conteúdo da página