Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estágio Supervisionado é tema de evento no Campus da UFPI em Picos

Estágio Supervisionado é tema de evento no Campus da UFPI em Picos

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 10h55 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 12h32

Artes_para_Destaques_para_o_site_3.png

O Campus Senador Helvidio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, sediou na sexta-feira, dia 24 de março, o II SESOBI. Em sua segunda edição, o Seminário de Estágio Supervisionado Obrigatório, do Curso de Ciências Biológicas, contou com a participação dos alunos matriculados no estágio supervisionado e do Programa Residência Pedagógica.

Conforme a Coordenadora do Encontro, professora Nilda Masciel Neiva Gonçalves, do Curso de Ciências Biológicas do CSHNB, o evento objetiva a socialização das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do Curso.

IMG-20230327-WA0027.jpg

Mesa de abertura

Na cerimônia de abertura, no Auditório Severo Maria Eulálio, estiveram presentes, na mesa de honra, dando boas-vindas aos participantes: o Diretor do Campus, Prof. Juscelino Nascimento; a vice-diretora, Profª Patrícia da Cunha Gonzaga; o Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Prof. Felipe Cavalcanti Carneiro da Silva; a Coordenadora do Evento, Profª Nilda Masciel Neiva Gonçalves.

A programação contou com a realização de Palestra com a Psicóloga Janaína Rocha; Mesa Redonda sobre a construção da identidade do professor de Ciências e Biologia; Apresentação de Oficinas desenvolvidas durante o estágio supervisionado; Apresentação de Portfólio de Estágio Supervisionado.

IMG-20230327-WA0009.jpg

Psicóloga Janaína Rocha palestrando durante o evento.

Segundo Paulo Henrique da Silva (Egresso do CSHNB), palestrante no evento: “falar de práticas de ensino-aprendizagem e no manejo de sala de aula é falar de algo dinâmico, em que estamos constantemente se renovando, aprendendo, adaptando-se e readaptando-se às múltiplas necessidades que vão surgindo no dia a dia escolar, uma vez que cada situação requer cuidados e ações diferenciadas, indo ao encontro de tais”, explicou o palestrante.

IMG-20230327-WA0011.jpg

Mesa Redonda com os Professores: Tales Reis Freitas; Paulo Henrique da Silva; Francisco Antônio Luz Batista.

Paulo Henrique da Silva avaliou positivamente o encontro. “Um momento de discussão como esse é de grande valia, posto que permite uma reflexão das práxis pedagógicas, a lapidação das nossas habilidades e a construção da identidade profissional, enquanto futuros professores de Ciências e Biologia, ou mesmo daqueles que já atuam no ensino”.

IMG-20230327-WA0013.jpg

Participantes do Programa Residência Pedagógica.

Para o acadêmico de Ciências Biológicas, MacCole Matsho, o evento foi maravilhoso e bastante satisfatório. “Tenho a certeza de que contribuiu para a minha formação humana e profissional na medida em que me permitiu tomar contato com o que meus professores e colegas de estudos desenvolveram coletivamente ao longo de suas vivências. Desse modo, além de expandir meus horizontes às muitas novas possibilidades apresentadas, o evento também operou como espaço de acolhimento na medida em que estive na presença de pessoas já conhecidas há longo tempo”, explicou o discente.

MacCole Matsho ressaltou que a socialização e a análise de experiências sob a nova e recente perspectiva de professores e não mais somente de alunos demonstrou claramente o florescer inicial da identidade docente. "Tal percepção foi extremamente satisfatória e me mostrou o quanto crescemos no decorrer de nossa jornada enquanto acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas".

IMG-20230327-WA0005.jpg

Professora Nilda Neiva apresentando sobre Oficinas desenvolvidas durante o estágio supervisionado.

Por fim, o discente destacou que ao ver que todos enfrentamos desafios comuns para os quais cada um de nós fornece respostas únicas, sentiu-se estimulado a dialogar constantemente com os meus pares e aprender aquilo que só pode conhecer mediante o contato com suas singularidades.

“O evento foi crucial para perceber que, ao contrário do que normalmente se diz, existem pessoas com verdadeiro apreço e dedicação à docência, as quais fazem bastante diferença na vida de seus alunos. É inegável o aumento do entusiasmo e da admiração que eu já tinha por essa profissão, o que foi muito significativo e especial para mim”, concluiu o discente.