Aula inaugural marca início do Mestrado em Saúde da Família no Campus de Picos
O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na quinta-feira (05) a aula inaugural da primeira pós-graduação stricto sensu da Instituição da unidade de Picos. O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma integração da UFPI à Rede Profsaúde, liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A iniciativa atua em 45 instituições de ensino, com objetivo de expandir a graduação e pós-graduação no Brasil, através da educação permanente na área de Atenção Primária em Saúde.
A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, parabeniza os esforços da comunidade do campus em criar a primeira pós-graduação da unidade, a qual representa o retorno da UFPI à Rede Profsaúde. Destaca o mestrado um marco da história de mais de 40 anos do CSHNB/UFPI e o primeiro passo para a introdução de outros programas de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado na unidade de Picos. “Um programa que apresenta grande potencial de desenvolver pesquisas aplicadas, que vão impactar diretamente nas ações das instituições de saúde voltados o SUS, secretarias de saúde e de educação do município, com intervenções e o planejamento de políticas públicas, bem como na interação com cooperativas, sociedade e grupos sociais. Um marco na história do campus, que está dentro das metas da PRPG de interiorizar a Pós-graduação da UFPI com a aprovação de programas stricto sensu para os campi fora de sede”, afirma.
Da esquerda para a direita, coordenador do Mestrado em Saúde da Mulher, Mailson Fontes; pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo; gerente do NESP/UFPI, professora Lúcia Vilarinho; diretor do campus de Picos, Juscelino do Nascimento
Segundo o coordenador do Mestrado em Saúde da Família do CSHNB/UFPI, professor Mailson Fontes, um dos principais objetivos da proposta é qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade para aprimoramento da atenção à saúde com a população local. “É com grande satisfação que celebramos a instalação do Mestrado Profissional em Saúde da Família, um marco importante para o nosso campus e para toda a região do semiárido piauiense. Simboliza um avanço significativo, com potencial de transformar a saúde pública regional e preparar profissionais para lidar com as particularidades da nossa realidade, promovendo mais qualidade de vida à população”, acrescenta.
Mesa de abertura do evento
O diretor do campus de Picos, professor Juscelino do Nascimento, agradece a todos os professores envolvidos na proposta do Mestrado em Saúde da Família para a cidade e frisa que será uma iniciativa que terá grande contribuição a comunidade acadêmica da instituição. “Com muita alegria participamos desse momento, sobretudo porque se trata do primeiro mestrado da UFPI em nossa cidade. É uma grande conquista para a comunidade universitária, nossos professores, alunos e egressos, e também toda a comunidade externa que tem aqui para buscar uma formação em nível de pós-graduação sem precisar se deslocar para Teresina”, enfatiza.
A professora Regilda ministrou a aula inaugural, de título “Avanços da Pós-Graduação na UFPI e suas contribuições para o Desenvolvimento Regional”. Participaram do momento o diretor do campus, Juscelino do Nascimento; o coordenador do Mestrado Profsaúde, Mailson Fontes; a gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), professora Lúcia Vilarinho; o coordenador Administrativo do Campus, Giorgi Fonseca; e a coordenadora acadêmica da Rede Profsaúde Nacional, professora Carla Pacheco (Fiocruz), docentes, discentes e técnicos.