
Pesquisadores e estudantes da UFPI fortalecem a presença do Piauí na paleontologia nacional.
Entre os dias 3 e 8 de novembro de 2025, o Laboratório de Paleontologia de Picos (LPP), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, participou ativamente do XIII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados (SBPV), realizado no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE).

Participantes acompanham as atividades do XIII SBPV, realizado no Centro Cultural do Cariri, em Crato-CE.
O evento, considerado o mais importante da área no país, reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições nacionais e internacionais, promovendo debates, apresentações científicas e atividades culturais relacionadas à paleontologia.
Durante o simpósio, o LPP apresentou três trabalhos que destacam o potencial fossilífero e científico da região do Piauí:
-
“Ocorrências fossilíferas na borda oeste da Bacia do Araripe, Piauí”, elaborado pelo Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira e Guilherme Mendes Rodrigues Silva, foi apresentado pelo Prof. Dr. Paulo Victor;
-
“Primeira ocorrência de Mawsoniidae na Formação Romualdo (Cretáceo Inferior), Bacia do Araripe, Piauí”, de autoria de Guilherme Mendes Rodrigues Silva e Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, apresentado pelo discente;
-
“Um pterossauro no Piauí: digitalização e impressão 3D para educação patrimonial em Simões-PI”, produzido por Prof. Dr. Daniel Costa Fortier, Profª. Me. Ana Emília Quezado, Profª. Drª. Maria Somália Sales Viana e Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, apresentado pelo Prof. Dr. Daniel Costa Fortier.
Além das apresentações, o simpósio contou com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, premiações para os melhores trabalhos, concurso de paleoarte, um leilão beneficente de itens científicos e artísticos, e a exposição “Pedras do Araripe”, que apresentou fósseis de vertebrados, plantas e outros exemplares da rica Bacia do Araripe.

O evento ocorreu no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE).
A participação do LPP reforça o compromisso da UFPI – Campus de Picos com o avanço da pesquisa paleontológica e com a valorização do patrimônio científico e natural do Piauí. “É sempre uma grande oportunidade divulgar o potencial fossilífero do nosso estado e contribuir para o fortalecimento da paleontologia brasileira”, destacou o Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira.