Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro aborda história da imprensa esportiva em torno do mito Magro-de-Aço

Livro aborda história da imprensa esportiva em torno do mito Magro-de-Aço

"Como era bom aos domingos...Carlos Said: o homem, a vida, o mito magro-de-aço" é a biografia do fundador da imprensa esportiva estadual, o professor e jornalista Carlos Said, conhecido como o Magro-de-Aço. Escrita pelo também jornalista e professor Dr. Gustavo Fortes Said, a publicação relata a viagem dos pais do personagem principal, da Síria para o Brasil e, num estilo textual próximo do jornalismo literário, narra os acontecimentos desportivos que fizeram com que Said, ainda na infância, despertasse a paixão pelo esporte e pelo jornalismo.

Carlos Said atuou em vários clubes de futebol e em quase todas as empresas de comunicação do Piauí, depois de ter dado os primeiros passos na imprensa esportiva do Estado, ainda na década de 40. A obra descreve também como, num acidente automobilístico no qual se anunciou sua morte, foi construído o personagem que compõe o mito do Magro-de-Aço, reconhecido pelo destemor com que luta pelas causas desportivas e pela linguagem e estilo radiofônicos recheados de gírias e bordões.

A publicação será lançada durante o segundo dia do II Encontro Nordeste de História da Mídia, que acontecerá nos dias 20 e 21 de junho, na Universidade Federal do Piauí. O livro, bem como outras compilações serão apresentados à comunidade acadêmica durante o encontro. Os trabalhos selecionados têm, preferencialmente, como tema principal a Comunicação Midiática, os quais serão expostos e comercializados durante o evento.

Foto da capa do Livro

Gustavo Said possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professor titular - da graduação e do mestrado - da UFPI. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, comunicação e cultura, estudos culturais, identidade cultural, subjetividade e mídia, jornalismo e história e comunicações no Piauí.

Além da história do Magro-de-Aço, o pesquisador publicou outros livros, dentre os quais "Jornalismo e História: uma análise do tempo histórico da notícia" (APECH, 1997), "Mídia, Poder e História na Era Pós-Moderna" (EDUFPI, 1998), "Comunicações no Piauí" (APL/BAnco do Nordeste, 2001); "Comunicação: novo objeto, novas Teorias?" (EDUFPI, 2008). Gustavo também foi professor visitante nas universidades de Nebraska-Lincoln e Ole Miss-Mississipi, nos Estados Unidos.

Texto: Thamirys Viana