Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Agespisa inicia construção de nova linha no Emissário de Esgoto na UFPI

Agespisa inicia construção de nova linha no Emissário de Esgoto na UFPI

A Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) deu início a construção de uma nova linha no Emissário de Esgoto Sanitário que passa por dentro do Campus Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A obra está sendo executada depois de ser detectado desgaste na tubulação usada na antiga linha.

A nova linha está sendo construída na via que passa pela faixa fronteira do estacionamento da Biblioteca Carlos Castello Branco, pela Rádio Universitária, estacionamentos do CCE e CCHL até chegar na área verde próxima a Divisão de Vigilância. Por conta das obras foi feito um desvio na faixa da esquerda (no sentido de quem entra vindo da avenida Nossa Senhora de Fátima) e ainda no retorno que dá acesso ao Espaço Rosa dos Ventos. Toda a área está sinalizada no sentido de minimizar os transtornos.

O problema na tubulação foi detectado pelos técnicos da Universidade Federal do Piauí ainda em 2010, quando foi feita a interligação da estação de esgoto do Hospital Universitário ao emissário da Agespisa. Os técnicos constataram que a tubulação não era apropriada o que resultou na corrosão da tubulação. Para conter o vazamento encontrado os técnicos fizeram uma espécie de "camisa de aço" para envolver uma parte do tubo. No entanto, ainda há infiltração, o que tem ocasionado bastante mau cheiro e o risco de rompimento.

A obra executada pela Agespisa em 1991, faz parte do Projeto Sanear. O Emissário de Esgoto Sanitário que passa por dentro da UFPI, recebe esgotos de toda a parte baixa do bairro Jockey. O material utilizado na época foi inapropriado. O tubo de ferro fundido usado foi o Classe K-9, quando o ideal seria o Classe K-7 ou PVC. Com a obra toda a tubulação será trocada.