UFPI protagoniza criação da Cátedra Brasil–México em encontro da ANDIFES e ANUIES

Reitora Nadir Nogueira participa de evento na Cidade do México

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a liderança da reitora Nadir do Nascimento Nogueira, esteve presente no Encontro entre Universidades Federais do Brasil e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México (ANUIES), realizado na Cidade do México, nos dias 4 e 5 de setembro de 2025.

No evento, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) em parceria com a ANUIES, foi assinado o convênio que dá origem à Cátedra Brasil–México, iniciativa que abre novas perspectivas de cooperação acadêmica e científica entre os dois países.

Reitora Nadir Nogueira

Segundo a reitora Nadir Nogueira, o encontro reafirma o compromisso da UFPI com a diplomacia científica, a justiça social e a internacionalização solidária, além de lançar as bases para a criação da Cátedra Binacional México–Brasil. “A UFPI se orgulha de fazer parte desse movimento que fortalece a soberania acadêmica e reafirma o papel transformador da universidade pública na América Latina. Como marco oficial dessa missão honrosa e significativa, recebi o certificado que simboliza mais um passo da nossa instituição no caminho da integração acadêmica e científica internacional”, enfatizou.

Liderança da UFPI

A participação da reitora Nadir Nogueira reforçou o papel da UFPI como instituição de referência no Nordeste e no Brasil, levando a experiência de uma universidade multicampi, que integra ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento regional e a internacionalização. Em sua fala, a reitora destacou que a internacionalização é condição essencial para consolidar a autonomia universitária e ampliar as oportunidades para estudantes e pesquisadores piauienses.

Avanços do acordo

A Cátedra Brasil–México nasce com um plano estratégico de dois anos, que inclui: promoção de pesquisas conjuntas; incentivo à mobilidade estudantil e docente; fortalecimento da inovação e da produção científica de impacto social; valorização das universidades públicas como pilares da justiça social e do desenvolvimento regional.

Diálogo internacional

Na foto, a reitora Nadir Nogueira ao lado da ex-embaixadora Beatriz Paredes Rangel

Ao lado de reitores e reitoras de diversas universidades federais brasileiras e mexicanas, a reitora Nadir Nogueira reafirmou o compromisso da UFPI com a defesa do financiamento público, da autonomia universitária e da construção de uma integração acadêmica latino-americana. Nesse sentido, apoiou a proposta de um programa latino-americano de intercâmbio nos moldes do Erasmus europeu, defendida pela ex-embaixadora Beatriz Paredes Rangel.

Confira mais fotos: