Esporte e inclusão marcam abertura da 6ª edição dos Jogos Universitários da UFPI

Abertura do JUFPI 2025 estimula a prática de esporte e o bem-estar na Universidade

Com estímulo à prática esportiva e ao bem-estar físico e mental, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, no domingo, 14 de setembro, a solenidade de abertura da 6ª edição dos Jogos Universitários (JUFPI 2025). O evento aconteceu no prédio do Curso de Moda e contou com uma grande novidade, a realização da 1ª Corrida de Rua “UFPI em Movimento”. Neste ano, a UFPI também lança o 1º Festival Paradesportivo (FESTPARA/2025).

As competições desta edição acontecem em toda a multicampia da Instituição, com o propósito de integrar estudantes, servidores e comunidade externa, fortalecendo a cultura esportiva e promovendo saúde e inclusão.

Na foto, reitora Nadir Nogueira, ao lado de uma das premiadas na corrida "UFPI em Movimento"

Segundo a reitora Nadir Nogueira, a comunidade acadêmica e o público externo ganham com a retomada dos Jogos Universitários, após seis anos. “Trazer o ‘UFPI em Movimento’, que é um projeto de extensão, representa um marco e a retomada de uma ação extremamente importante. É um evento que agrega e integra a comunidade universitária, trazendo o espírito esportivo para dentro da Instituição. Criamos uma coordenação, junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, justamente para estimular e apoiar esse tipo de iniciativa, valorizando o esporte, a cultura e o lazer dentro da Universidade”, declarou.

Da esquerda para a direita, o pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos; e o vice-reitor, Edmilson Moura. Foto: FADEX

Para o vice-reitor e reitor em exercício, professor Edmilson Moura, os Jogos reforçam o compromisso da UFPI com a saúde e o esporte. “Nosso objetivo é reunir estudantes, ex-estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, promovendo integração por meio das atividades esportivas. Estamos iniciando um trabalho que deve se intensificar ao longo da nossa gestão. A Universidade não é apenas ensino, pesquisa e extensão: também é cultura esportiva”, ressaltou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Emídio Matos, destacou a integração como eixo central da iniciativa. “Nosso objetivo é transformar a universidade em um espaço cada vez mais saudável e inclusivo. Já realizamos etapas em Bom Jesus, com futsal e handebol; em Teresina, as competições estão acontecendo no setor de esportes; e no próximo fim de semana será a vez do campus de Picos. A grande final, entre os dias 23 e 25 de setembro, reunirá os campi de Floriano, Bom Jesus, Picos e Teresina, no campus Ministro Petrônio Portella. Também teremos o primeiro Festival Paradesportivo, com modalidades adaptadas, como badminton e circuito funcional, garantindo que todos possam participar desse momento esportivo e de celebração da saúde”, frisou.

A corrida de rua foi realizada no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, com percursos de 5 km e 10 km. As provas foram disputadas nas categorias estudantes, servidores, comunidade externa e pessoas com deficiência, com largada no Espaço Rosa dos Ventos, às 6h da manhã.

Maria Elza Ferreira conquista o topo do pódio

A estudante Maria Elza Ferreira, vencedora da categoria Pessoa com Deficiência (PCD) na corrida, se emocionou ao compartilhar sua trajetória. “Estou em tratamento contra o câncer de mama e, há um ano, passei por uma cirurgia de aneurisma. Corro pela saúde, não pelo troféu. Meu maior prêmio é superar esses obstáculos. Agradeço à UFPI pela oportunidade de participar dessa grande corrida”, afirmou.

Sávio Silva Brasil alcançou o 1º lugar

Já o estudante Sávio Silva Brasil, vencedor da categoria Estudante, falou do caráter de união que a corrida pode causar. “Acho a proposta muito bonita, porque inclui todos os cursos e servidores nesse espetáculo que é a corrida de rua. Acredito que o evento transforma e conecta pessoas”, pontuou.

JUFPI 2025

Entre as modalidades previstas estão futsal, vôlei, handebol, basquete, corrida de rua, circuito funcional adaptado e badminton adaptado.

As modalidades coletivas do JUFPI/2025 são disputadas em duas etapas: a primeira, organizada em cada campus pelos comitês locais, com o objetivo de selecionar as equipes e atletas classificados; e a segunda, a fase final, que acontecerá no Campus Ministro Petrônio Portella, no Setor de Esportes. Já a Corrida de Rua “UFPI em Movimento” teve disputa única.

*Matéria em colaboração com a Rádio FM Universitária

Confira mais fotos: