SIUFPI 2025 destaca o protagonismo feminino na construção do conhecimento; evento acontecerá entre 3 e 7 de novembro

O  maior evento da Universidade Federal do Piauí destaca a relevância, reconhecendo e valorizando as contribuições das mulheres na produção científica, na formação educacional e nos processos de transformação social. O VII Seminário Integrado da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2025), terá como tema central “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, reafirmando o compromisso da UFPI com a equidade de gênero, a inclusão e o fortalecimento de uma universidade democrática e plural. Acesse o site do SIUFPI 2025.

O evento acontece na multicampia, durante os dias 3 a 7 de novembro, reunindo docentes, discentes e pesquisadores de instituições de referência. O SIUFPI 2025 abordará questões sobre equidade de gênero, ensino, extensão, inovação científica, políticas de assistência estudantil e os desafios da pós-graduação em um contexto de defesa da democracia.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Para a reitora Nadir Nogueira, o SIUFPI é uma construção coletiva em defesa da ciência, da inovação e da extensão universitária. “Essa programação foi planejada para, de fato, dar uma visibilidade à produção científica e tecnológica que é realizada e desenvolvida dentro da UFPI, além de apresentar resultados. O evento aproxima a universidade da sociedade e mostra o que a universidade está produzindo, mantendo um diálogo com o que ela está estabelecendo com a sociedade e com as demandas nas mais diversas áreas. Esse encontro se afirma como um ambiente de diálogo interdisciplinar, de trocas de experiências e incentivo ao fortalecimento da docência, da ciência e da democracia, considerando que isso tudo acontece num ambiente democrático e de escuta qualificada”, explica.

Esta edição do SIUFPI apresenta inovações significativas, a escolha do tema foi realizada com a participação da comunidade acadêmica, por meio de consulta pública, assegurando um evento cada vez mais representativo; o evento também realizará uma premiação por campus, dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica, valorizando a produção acadêmica de todos os campi da UFPI.

Pró-reitor Rodrigo Veras também é o coordenador do SIUFPI 2025. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI e coordenador do SIUFPI 2025, professor Rodrigo Veras, a definição das palestras e conferências do evento busca pela excelência acadêmica e pela representatividade. ”O grande diferencial do SIUFPI 2025 está no seu caráter participativo e inclusivo. A escolha do tema pela comunidade acadêmica, a realização de palestras motivacionais e temáticas, a integração dos diversos seminários e as novas formas de reconhecimento dos trabalhos apresentados conferem a esta edição um papel estratégico no fortalecimento do ambiente acadêmico. Com previsão de reunir mais de 5 mil participantes, entre estudantes, docentes e técnicos administrativos, o SIUFPI consolida-se como o maior evento acadêmico do Piauí e um marco institucional da UFPI”, relata.

A abertura do evento será marcada pela palestra “Mulher Negra e Cientista: Padrão ou Exceção?” da professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no dia 3 de novembro, às 16h, no Cine Teatro. A palestra é voltada a inspirar a comunidade acadêmica para o fortalecimento da ciência e da educação como instrumentos de transformação social.

O SIUFPI 2025 integra, em uma única programação, os principais eventos acadêmicos da Universidade Federal do Piauí, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Compõem o seminário: o XXXIV Seminário de Iniciação Científica (SIC), o XXII Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio (SIC-EM), o XVII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), o XV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEXC), a XII Mostra de Comunidades (MC), o IX Ciclo de Palestras da PRPG (CP PRPG), o XII Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), o IX Encontro de Iniciação à Docência (ENID), o VI Seminário de Ensino de Graduação (SEG) e o VI Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT).