
Cerimônia de abertura do VII SIUFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início, nesta segunda-feira (3), aos Seminários Integrados (SIUFPI) no Cine Teatro da Instituição. O evento, que vai acontecer durante a semana em toda a multicampia, promove a integração entre estudantes, docentes, pesquisadores e a comunidade acadêmica em geral. Vale mencionar que a cerimônia de abertura foi transmitida no canal UFPITV no YouTube.
Com tema “Protagonismo feminino na construção de conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, os SIUFPI abordam questões sobre equidade de gênero, ensino, extensão, inovação científica, políticas de assistência estudantil e os desafios da pós-graduação em um contexto de defesa da democracia. Até a solenidade de abertura 3.457 pessoas haviam se inscritos no evento.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância da temática do evento. Ainda mais para ela, sendo a primeira mulher a assumir a Reitoria da Instituição em toda sua história. “Teremos aqui na abertura desse evento uma pauta extremamente importante, que é o protagonismo feminino na construção do conhecimento. Isso também traz a mim, que sou a primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade Federal do Piauí. Até sexta-feira, nós estaremos aqui apresentando o que produzimos em assistência estudantil, ensino básico, técnico e tecnológico, graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão”, ressaltou a reitora.

Pró-reitor da PROPESQI e coordenador-geral do SIUFPI, Rodrigo Veras
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação e coordenador-geral dos SIUFPI, Rodrigo Veras, contou sobre o desafio em realizar os SIUFPI. “É muito desafiador fazer o evento, são dez seminários integrados, acontecendo em todos os campi da Universidade. Com um tema bastante pertinente, pois a gente ainda vive onde o gênero feminino tem diversas faculdades e, na área da ciência, esse fato é amplificado”, disse.

Secretário da SEAD-PI, Samuel Nascimento
O secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento, representando o governador Rafael Fonteles, afirmou a importância dos SIUFPI, maior evento acadêmico da Instituição, em apontar soluções científicas, mesmo para problemas governamentais. “Tem várias formas de você tomar a melhor decisão, dependendo do interesse que você quer atender. Mas, em regra, a melhor decisão, no caso das tomadas por agentes governamentais, é aquela que se orienta pelos princípios da ciência”, informou.

Professora Rosy Isaias
Durante a abertura do evento, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rosy Isaias, contou, em sua palestra, sobre sua trajetória na pesquisa, onde se tornou a primeira pesquisadora autodeclarada negra nível 1A (categoria mais alta e prestigiada da bolsa de Produtividade de Pesquisa) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Espero inspirar mulheres negras e homens negros, especialmente os mais jovens, que estejam sonhando com a carreira científica. Para que não se sintam tão deslocados. Quando eu chegava em determinados ambientes, eu era a única pessoa negra. Quando eu iniciei na graduação, eu era, via de regra, a única negra em classes. Hoje já está bem diferente, eu já tenho uma turma mais diversa. Os próprios alunos já me falaram que, quando me veem, ficam com o sentimento de que eles vão conseguir, que vão ocupar esse espaço”, disse.
Compondo o dispositivo de honra da solenidade, estiveram presentes: a reitora da UFPI, Nadir Nogueira; o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação e coordenador-geral dos SIUFPI, Rodrigo Veras; o secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento, representando o governador Rafael Fonteles; o superintendente da SDU Centro e professor da UFPI, Eulálio Campelo, representando o prefeito de Teresina, Silvio Mendes; o presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto; a coordenadora CTI do CNPQ, Lisandra Helena e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira, representando o reitor Paulo Borges da Cunha.
Confira mais fotos:


