
Evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebrou, na manhã desta terça-feira (4), no Cine Teatro, um pacote de importantes investimentos para a educação, ciência e tecnologia no Estado. Nesse sentido, foi anunciada a autorização do curso de Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), em Floriano, ampliando a oferta de formação médica no interior do Piauí. Na mesma solenidade, foram formalizados aporte de R$ 35 milhões no Núcleo de Computação de Alto Desempenho (NCAD/UFPI), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a criação do Campus IMPA Tech Nordeste, em Teresina, filial da Faculdade de Graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Reitora Nadir Nogueira
Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o anúncio de grandes investimentos na educação e pesquisa, reforça a importância de financiar à ciência em uma perspectiva decentralizada. “Hoje é um dia de festa, a festa da ciência, a festa da inovação. Essa é uma oportunidade de melhorar a nossa plataforma de pesquisa para conseguirmos avançar cada vez mais. E eu estou aqui com um voto também, de que precisamos de soberania, de autonomia e de democracia. As universidades são, sem dúvida, pilares importantes para o país continuar a produzir ciência e tecnologia em diálogo com as demandas do Estado”, enfatiza.

Ministro Camilo Santana
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, declara que a autorização do curso de Medicina de Floriano e a criação da IMPA Tech no Nordeste, representam a descentralização da produção científica do Brasil e a interiorização do conhecimento e das oportunidades de profissionalização. “A ideia do presidente Lula é aproveitar esses grandes talentos da matemática do país, e agora estamos trazendo para o Nordeste brasileiro, com a parceria com o governo do Rafael Fonteles, que está investindo na infraestrutura importante aqui do Estado. O Piauí foi premiado no Prêmio Nacional do MEC por ter a maior e melhor rede de educação profissional de todo o país. Então são parcerias importantes”, acrescenta.
Investimento de 35 milhões em Inteligência Artificial na UFPI
O NCAD/UFPI têm grande importância para a gestão pública do Piauí, especialmente pela sua base de dados para a Secretaria de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI) e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). O Centro irá apoiar projetos de Inteligência Artificial, como o SoberanIA, modelo de linguagem de grande porte (LLM) em língua portuguesa, a fim de promover soberania tecnológica, a inclusão linguística e cultural e o fortalecimento da inovação nacional em IA.

Ministra Camila Santos
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, afirma que uma das intenções do investimento é tornar o Piauí um centro de produção de dados da rede de Data Centers do Brasil. “Esse investimento é, sem dúvida nenhuma, algo em destaque no Brasil. Esse modelo de linguagem é uma plataforma que garante que o Brasil não dependa de outros países para ter uma plataforma que reúna dados importantes para a saúde, para a agricultura, para soluções para a segurança pública. E é o Piauí que vai garantir esse modelo de linguagem”, frisa.
A cooperação em torno do núcleo garantirá a formação e capacitação, soluções com base em Inteligência Artificial e modernização dos serviços prestados à população do Piauí. A integração do NCAD à Rede SINAPAD busca incrementar as estratégias estaduais de desenvolvimento científico e tecnológico, com foco na promoção da inovação aberta, na formação de pesquisadores e no avanço da Inteligência Artificial aplicada à gestão pública, à pesquisa e à inovação social.
Primeira unidade do campus IMPA Tech do Nordeste
A instalação do campus da IMPA Tech no Piauí ocorrerá no antigo prédio do Centro de Formação Antonino Freire, contando com um investimento inicial de R$ 17,9 milhões. O Governo do Estado do Piauí será responsável pela estrutura física e moradia estudantil, nomeado de Tech Park Piauí. A escolha de Teresina se dá pelo alto desempenho da capital na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é uma dos critérios de ingresso na graduação do Instituto.

Governador Rafael Fonteles
O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, frisa que os alunos do IMPA Tech serão selecionados entre os alunos melhor selecionados da OBMEP, a fim de investir em ensino de excelência para os jovens talentos do Piauí. “Na economia do conhecimento, no mundo digital, é altamente relevante o papel da inovação para o crescimento, criação de oportunidades, aumento de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas. O que procuramos fazer no Piauí é um investimento robusto em educação, ciência, tecnologia e inovação mirando o desenvolvimento econômico”, declara.

Solenidade para assinatura do curso de Medicina em Floriano
A mesa de honra do evento contou com a presença da reitora da UFPI, Nadir Nogueira; do vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; do governador do Piauí, Rafael Fonteles; do Ministro do MEC, Camilo Santana; da Ministra do MCTI, Luciana Santos secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Osmar Júnior, a representar o Ministro Wellington Dias; do reitor do IFPI, Paulo Borges; do deputado estadual Marcos Calume, representando a ALEPI; do reitor da UESPI, Evandro Alberto; do prefeito de Floriano, Antonio Reis Neto; do secretário adjunto da secretaria executiva do MEC, Rodolfo de Carvalho; da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do secretário de Educação Superior do MEC, Marcos Vinicius David; da diretora de programa da secretaria de Educação Tecnológica do MEC, Luciana Massucato; do secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira; do vereador João Pereira, a representar o presidente da Câmara Municipal de Teresina; da diretora do CAFS/UFPI, Edmilsa Santana; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Hugo Valadares; do diretor geral do IMPA Tech, Marcelo Miranda Viana; do representante das indústrias de Polialimentos Limitada, Claudio José Oliveira; da diretora institucional da FADEX, Paula Adriana de Souza; do diretor das Indústrias do Reino SA, Eduardo Freitas; da senadora da república, Jussara Lima; dos deputados federais Júlio Cesar e Francisco Costa; do secretário adjunto da secretaria executiva do MEC, Rodolfo de Carvalho; e do diretor adjunto do IMPA, Jorge Vitório Pereira.
