Em parceria com o Instituto Movimenta Piauí, UFPI aprova projeto Cátedra Livre Nego Bispo no Rouanet Nordeste

Mural homenageia Nego Bispo localizado no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), teve projeto aprovado no Programa Rouanet Nordeste 2025, conforme resultado final publicado pelo Ministério da Cultura na Portaria SEFIC/MINC nº 765/2025, nessa terça-feira (18). O edital é uma iniciativa inédita voltada exclusivamente a ações culturais da região Nordeste, com foco na valorização da diversidade artística e na ampliação do acesso a recursos federais para projetos de impacto sociocultural.

O projeto da UFPI, intitulado Cátedra Livre Nego Bispo, foi desenvolvido pela Coordenadoria de Cultura e Cidadania (COCC/PREXC) em parceria com o Instituto Movimenta Piauí – IACCEPI. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar os saberes tradicionais de Mestres e Mestras da Cultura Popular, contratando-os como formadores e promovendo ações de salvaguarda das oralidades nos territórios de Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia e Pernambuco. A proposta atua diretamente na preservação do patrimônio cultural imaterial e no fortalecimento das expressões culturais dos grupos formadores da sociedade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, destaca que a aprovação marca um avanço importante para a Universidade. “Para a UFPI, o projeto representa o primeiro passo para o reconhecimento e valorização da nossa cultura e de seus criadores e detentores do patrimônio cultural imaterial, resultando na proteção das expressões culturais dos grupos formadores da sociedade e preservando bens materiais e imateriais do patrimônio brasileiro”, frisou.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Movimenta Piauí, Marcélio Lima, o resultado da aprovação representa não apenas uma conquista, mas também a abertura de caminhos para que novos projetos possam ser submetidos a editais federais e estaduais, garantindo a sustentabilidade e expansão da proposta. “Queremos que este projeto não tenha apenas início, meio e fim em si mesmo. A ideia é que ele tenha continuidade, cresça, se amplie e dê origem a outras iniciativas, sempre com impacto social e cultural e com o protagonismo da Universidade Federal do Piauí. Isso faz parte da nossa essência e da missão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI. Esta parceria começou com este projeto, mas certamente seguirá para muitas outras ações”, enfatizou.

O projeto segue agora para as etapas finais previstas pelo edital, incluindo análise técnica de admissibilidade e trâmites de execução junto aos parceiros institucionais.