
Momento de assinatura de acordo de cooperação entre UFPI e SEID
Com o objetivo de transformar a universidade em um espaço de permanência e inclusão, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Estado do Piauí (SEID) realizaram, na manhã desta quarta-feira (17), a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. A solenidade ocorreu no Espaço Arco, localizado no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, e contou com a presença da reitora da UFPI, professora Nadir do Nascimento Nogueira, e do secretário da SEID, Mauro Eduardo Cardoso e Silva.
O acordo tem como finalidade desenvolver e executar ações integradas voltadas à promoção da inclusão e da acessibilidade no âmbito da Universidade Federal do Piauí, em consonância com os princípios da acessibilidade universal e do desenho inclusivo, a serem implementadas nos campi da Instituição.

Reitora Nadir Nogueira
A reitora Nadir do Nascimento Nogueira destacou a relevância da parceria para assegurar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência na Universidade. “É uma parceria que já existia e que agora ampliamos, considerando que hoje a universidade trata de forma mais específica a pauta da inclusão e da sensibilidade. Garantir o acesso e a permanência dos nossos alunos e alunas é fundamental, e esse acordo contribui para criar melhores condições para que esses estudantes concluam seus cursos e ingressem no mercado de trabalho”, enfatizou.
A professora Nadir Nogueira também ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a permanência estudantil. “Não basta apenas viabilizar o acesso ao ensino superior; é preciso garantir condições reais de permanência. Quando se trata de pessoas com deficiência, esse cuidado deve ser ainda maior, para que possamos superar barreiras históricas”, completou.

Secretario da SEID, Mauro Eduardo Cardoso e Silva
Para o secretário da SEID, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, a UFPI se consolida como um importante núcleo de acessibilidade no estado. “A Universidade Federal do Piauí tem um papel fundamental na inclusão de pessoas com deficiência. Este acordo fortalece ainda mais a educação inclusiva, especialmente para os estudantes com deficiência que buscam o ensino superior. A UFPI tem oferecido total apoio e suporte, inclusive possibilitando a capacitação de aproximadamente 800 profissionais na área do atendimento educacional especializado”, afirmou.

Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos
O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Emídio Matos, destacou o impacto do acordo sob a perspectiva da assistência estudantil. “Trata-se de mais uma ação integrada que reforça a política de cuidado da Universidade Federal do Piauí, garantindo e ampliando direitos para todos os nossos estudantes. No âmbito da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade e Acessibilidade, estamos construindo políticas muito concretas, como as melhorias de acessibilidade da Biblioteca Central, que já conta com portas automáticas”, pontuou.

Coordenador da COIDEIA, professor Fábio Passos
O coordenador de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA), professor Fábio Passos, ressaltou que a acessibilidade vai além da dimensão física, alcançando também o campo pedagógico. “Essa parceria concretiza o anseio da administração superior da UFPI de consolidar a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência da comunidade acadêmica como uma política institucional”, destacou.
Segundo o professor Fábio Passos, os próximos passos incluem a criação de um observatório para mapear a realidade das pessoas com deficiência nos diferentes níveis de ensino no Piauí, além da implantação de uma sala sensorial na universidade. “Essas ações representam avanços significativos no fortalecimento das políticas de inclusão”, acrescentou.

Professora Alessandra Castelini
Presente no encontro, a professora do campus de Picos, Alessandra Castelini, idealizadora do Projeto Multilab de Educação Inclusiva, comemorou o acordo como um marco para o avanço das políticas inclusivas na UFPI. “Esse momento fortalece a temática da inclusão e evidencia a importância do trabalho em rede. A universidade, ao dar esse passo, reafirma seu compromisso com ações de inclusão, acessibilidade e formação na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, além de ampliar o debate sobre essa temática tão relevante”, concluiu.

Na oportunidade, também estiveram presentes a pró-reitora de Administração, Larissa Mendes; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; a superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado; o diretor do CCHL, Vitor Sandes; a vice-diretora do CCHL, Bartira Viana; o diretor do CCN, Carlos Humberto Soares Júnior; o diretor do CCS, Arquimedes Cardoso; a diretora do CT, Nícia Formiga; o diretor Administrativo da PRAD, Hugo Marinni; o diretor de Governança da PROPLAN, Alexandre Medeiros; e demais representantes da comunidade acadêmica.
Confira mais fotos:

