Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > O Piauí foi palco do maior evento de Nanobiotecnologia do País
Início do conteúdo da página

O Piauí foi palco do maior evento de Nanobiotecnologia do País

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

As belas cidades de Luís Correia e Parnaíba no litoral do Piauí, foram palco para dois grandes eventos científicos de caráter nacional, o "III Workshop da Rede Nanobiomed" e o "I Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste". Estes encontros foram destinados a estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes ou interessados em nanobiotecnologia nos seus mais variados aspectos. O Evento marcou o terceiro encontro da Rede de Nanobiomedicina da CAPES, sendo a primeira vez que ocorreu fora do Estado de São Paulo, no período de 02 a 07 de Junho de 2012 em nossa região.

Na cerimônia de abertura, ainda na noite do dia 02/06, os participantes tiveram a honra de receber o representante do Ciências Sem Fronteiras do CNPq, maior programa da história do Governo Federal que envolve a capacitação de profissionais no exterior.

 Na mesa da cerimônia de abertura estavam o Representante CNPq/MCT Programa Ciência Sem Fronteiras, Jurandir Fermon Ribeiro Júnior; Dr. José Roberto Leite (Presidente do Evento), Dr. George Nascimento (Pesquisador da área de neurologia da REDE Nanobiomed Natal/UFRN); Drª. Carla Eiras (Pesquisadora Rede Nanobiomed e representante na mesa do Biotec/UFPI), Dr. Evandro Marlieri (Vice-diretor do Campus de Parnaíba/UFPI) e Giovanny Rebouças (Representante do Mestrado em Biotecnologia, PPGBIOTEC/UFPI)

 Cerimônia de abertura, Auditório central SESC Praia, Luís Correia/PI.

Na manhã do dia 03/06, no início dos trabalhos, o evento foi agraciado com a presença do magnífico Reitor da UFPI, o professor Dr. Luiz dos Santos Júnior, que deu boas vindas à todos e participou do evento até o fim da manhã.

Durante sua fala o Reitor enfatizou seu apoio às atividades do Biotec, contrapartidas institucionais à pesquisa e sobre a expansão da UFPI em todos os setores. Lembrando que a administração superior apoiou o evento em toda a logística dos palestrantes de Teresina à Parnaíba, visto que o aeroporto internacional de Parnaíba ainda não está operando com voos comerciais.

Durante a apresentação da Rede Nanobiomed pelo professor Dr. Valtencir Zucolotto (IFISC USP São Carlos), houve homenagem à profª. Yvonne Mascarenhas (Coordenadora da Rede Nanobiomed), pelos seus préstimos à ciência brasileira, principalmente pelos estudos na área de cristalografia.

A premiação foi dada pela organização do evento, que inclui menção honrosa pelo apoio à ciência e tecnologia do Piauí e consolidação deste evento em nosso Estado. Lembrando que seu grupo, IFISC/USP, também aprovou um projeto Casadinho/PROCAD CNPq em parceria com o Biotec/UFPI para realização de pesquisas em parcerias com os programas de pós-graduação.

Para a entrega da placa, o cerimonialista chamou o Reitor da UFPI, o professor Zucolotto e o aluno Emanuel Airton (bolsista PIBIC do Biotec). O aluno de IC foi escolhido, pois, no ano de 2011, recebeu um prêmio de segundo lugar geral pela Associação Brasileira de Química (ABQ), na categoria iniciação científica, tendo seu trabalho realizado com recursos da Rede Nanobiomed/CAPES.

 Apresentação da Rede Nanobiomed/CAPES à sociedade e homenagens à Drª. Yvonne Mascarenhas (IFISC/USP São Carlos, Coordenadora da Rede).

Ao longo do dia 03/06, professores sub-coordenadores da Rede Nanobiomed, proferiram palestras e discussões a respeito do status de suas linhas de pesquisas relacionadas à Nanobiomedicina e sua relação com a saúde e ao meio-ambiente.

O evento contou com 230 participantes, entre professores, alunos e profissionais da área. Ao todo foram 26 palestras e apresentações de resultados da Rede, 11 apresentações orais e 25 pôsteres da Rede Nanobiomed, além de um total 7 minicursos incluindo o minicurso com a Profª. Drª. Yvonne Mascarenhas que possui mais de 50 anos de experiência na área de cristalografia.

Profª. Drª. Carla Eiras, apresentando os resultados na área de nanotecnologia do Biotec, dentro da Rede, no último ano

 Prof. Dr. Claudio Tedesco (USP Ribeirão Preto), Terapia fotodinâmica contra o câncer.

No dia 04/06, um ponto forte das apresentações da Rede, foi do professor Tedesco (USP), que mostrou seus resultados práticos na cura do câncer de pele, empregando a terapia fotodinâmica e a nanotecnologia. Em casos graves, com a metodologia desenvolvida pelo seu grupo ele consegue até 87% de eficácia.

 Foto oficial do evento (SESC Praia).

Apresentação pelo Presidente do Evento dos monitores, foram 23 estudantes que trabalharam diretamente na organização.

Reunião dos Coordenadores da Rede Nanobiomed.

Como uma das atividades do Workshop, está a reunião dos coordenadores da Rede Nanobiomed, foi levantado o balanço das parcerias do ano, relatórios de atividades científicas, estratégias de manutenção da Rede, editais de fomento e lançamento de bibliografias didáticas da área de nanotecnologia, como livro texto em português e inglês.

Palestra Simpósio de Nanotecnologia, Professor Zucolotto (USP São Carlos).

Durante o dia 06/06, na estreia do "I Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste", destacou-se a palestra do professor Zucolotto que focou na nanotecnologia aplicada à saúde e ao meio-ambiente em seu grupo de pesquisa. A criação de sensores nanotecnológicos para uso em doenças negligenciadas como a Leishmaniose chamou a atenção, pois reflete o uso de tecnologias de ponta para a resolução de problemas sociais de saúde pública.

Premiação de Pôsteres.

A premiação da sessão de painéis contou com a presença do colaborador do Biotec, Dr. Josué de Moraes (Butantan e Vigilância Sanitária de SP), na foto entrega menção honrosa à aluna de mestrado Fernanda, aluna da UFABC, que obteve premiação com o trabalho envolvendo "Biossensores para detecção de glicose em sistemas de mamíferos".

Durante o encerramento, na noite do dia 07/06, o evento contou com a presença da professora Bárbara Melo, Presidente da FAPEPI, que enfatizou o apoio a eventos deste porte no Estado. Lembrando que a FAPEPI foi uma das patrocinadoras do Evento, com aporte de recursos do edital programa fluxo contínuo apoio a eventos nacionais. Na ocasião, a professora Mascarenhas, agradeceu o acolhimento e a organização do evento. O professor Dr. José Roberto Leite enfatizou a presença marcante de pesquisadores durante os trabalhos, a presença dos alunos, lamentou a falta do aeroporto na região e agradeceu a todos pelo grande evento que com certeza marcou a presença do Piauí no cenário da nanotecnologia no Brasil.

O Biotec/UFPI e a Rede Nanobiomed/CAPES agradecem à administração superior da UFPI pelo apoio dos traslados, à FAPEPI pelo recurso de apoio a eventos, à CAV - Casa de Artes Visuais, pelas trabalho fotográfico desta matéria e de todo o evento.

Fim do conteúdo da página