Professor de História tem artigo publicado em Periódico da Espanha

O Prof. Dr. Johny Santana de Araújo, do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História do Brasil do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), publicou um artigo na conceituada revista La Razón Histórica, revista hispano-americana de Historia de las ideas, cujo foco é a investigação e difusão da história das ideias políticas e sociais. A revista está no webqualis da CAPES no substrato A2.

O artigo, intitulado Recordando la política exterior del Imperio de Brasil junto a los Estados Platinos, entre la primera y segunda mitad del siglo XIX, observa a construção da política intervencionista do Império brasileiro junto a bacia do Prata entre os anos de 1830 e 1852, período considerado pelo autor bastante delicado para a formação dos Estados Nacionais na América do Sul.

1

 Prof. Dr. Johny Santana de Araújo

O trabalho discorre sobre o estado imperial brasileiro e sua tentativa de moldar uma política de intervenção permanente na Argentina e no Uruguai entre 1850 a 1860. “É um período conhecido pela formação e construção dos estados nacionais no mundo, e esse processo acabou atingindo a América do Sul. Por exemplo, dos vários conflitos que ocorrreram logo após o período da independência, pelo menos 3 ou 4 conflitos o Brasil está envolvido, sempre com a construção de uma politica intervencionista permanente”, conta o professor Johny Santana.

O professor também analisa a lógica da operação militar brasileira nesse contexto. “O que poucas pessoas sabem é que a Argentina poderia ser um país muito maior do que é atualmente, pois, quando ela tornou-se independente, houve várias tentativas de construir o vice-reino do Prata, mas a ação militar brasileira e a construção das relações internacionais não permitiu”, afirma.