Na próxima quarta-feira (02), o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí comemora 40 anos. A data será celebrada com uma homenagem a professores que já passaram pelo curso. A programação conta ainda com palestra do Prof. Edson José de Castro Lima, um dos fundadores do curso. A solenidade acontecerá no Cine-Teatro da UFPI, às 16h.
Na oportunidade serão lançados o Informe Econômico comemorativo aos 40 anos do curso e o livro "Economia Solidário no Piauí", organizado por professores e estudantes.
O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí nasceu nos primeiros anos da Instituição e teve suas atividades ampliadas para além do ensino, desenvolvendo pesquisa e extensão com fortes vínculos com a sociedade.
De acordo com a professora Romina Julieta Sanches, doutora em economia e chefe do departamento de Ciências Econômicas da UFPI, as conquistas alcançadas são um reflexo do comprometimento dos professores com a ética em educar e a formação cidadã.
“Temos em nossos quadros profissionais aptos à intervenção social e atentos ao desenvolvimento regional. Neste processo, a qualificação do corpo docente foi determinante para os avanços conquistados por todos”, destaca Sanches, ressaltando que a maioria dos professores é oriunda do próprio Curso de Economia. “Atualmente, predominam professores doutores que atuam, além da graduação, em programas de pós-graduação da IES”, afirmou Sanches.
Ainda, segundo a professora, a sólida formação teórico/histórico/instrumental dos discentes; bem como a oportunidade de aprimorar os conhecimentos por meio de participação em programas de pesquisa e extensão, juntando-se à orientação de uma formação transformadora e ética proporciona resultados diretos na vida profissional dos egressos.
Lançamento do livro “Economia Solidária no Piauí”
Abordando o tema empreendimentos econômicos solidários do Estado e as orientações para o fortalecimento desses negócios, o livro “Economia Solidária no Piauí” será lançado nesta quarta-feira (02), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), às 16h, marcando o aniversário de 40 anos do Curso de Economia da Instituição.
Capa do livro "Economia Solidária no Piauí"
A obra, que é organizada pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas (DECON) da UFPI Solimar Oliveira Lima, Romina Paradizo e Juliana Portela do Rego Monteiro, apresenta o mapeamento e a caracterização dos empreendimentos econômicos solidários no Piauí, fornecendo, de forma didática, clara e ilustrada, orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.
Segundo a Profa. Dra. Romina Paradizo, o DECON já trabalha com economia solidária desde 2009, com o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima. “Hoje temos o núcleo de pesquisa e extensão em economia solidária (NUPEES). Dada essa experiência, percebemos algumas fragilidades comuns aos grupos de economia solidária. Dessa forma, aproveitamos a equipe de professores e alunos envolvidos no NUPEES e resolvemos fazer esse livro, para mostrar alguns resultados do mapeamento realizado pelo Núcleo e apresentar orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários. É importante ressaltar o comprometimento e a participação dos discentes do curso. Sem nossos alunos, esse projeto não teria sido possível”, explica.
O Departamento de Ciências Econômicas tem, historicamente, contribuído com o enriquecimento do conhecimento e da crítica não só no estado do Piauí, mas também nacionalmente, com obras como o Informe Econômico, publicado desde 1997. “O livro "Economia Solidária no Piauí" vem para reforçar o compromisso que o DECON e a UFPI tem com a comunidade, de expansão do conhecimento para além dos muros da Universidade. Poder contribuir para o desenvolvimento da economia piauiense é o maior objetivo do DECON, inclusive através dessa publicação”, conclui a professora.