Recepção aconteceu no auditório do HVU-UFPI
Na manhã desta quarta-feira (02), o Hospital Veterinário Universitário (HUV), “Médico Jeremias Pereira da Silva”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou a solenidade de recepção aos 24 novos residentes. Os médicos serão direcionados para três programas pertencentes à residência, sendo vinte para medicina veterinária, dois para anestesiologia veterinária, e os últimos dois para reprodução animal.
Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; o Diretor em exercício do HVU, Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues; o Coordenador do Programa em Medicina Veterinária, Prof. Dr. Francisco Lima; o Coordenador do Programa de Anestesiologia Veterinária, Prof. Dr. Francisco Solano; a representante do Programa de Reprodução Animal, Profa. Dra. Isolda Rocha; a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Taciana Tenório; a Chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária; Profa. Dra. Mônica Arrivabene.
Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira
Em seu pronunciamento, a Professora Nadir Nogueira agradeceu a presença de todos na mesa de honra e, parabenizou os novos residentes do hospital. “Eu não tenho dúvida com relação à formação aos que estão ingressando receberam durante o programa. Os indicadores em termos de prestação de serviço, atendimento, diagnóstico e outros itens, refletem que a residência se trata de um grande laboratório. No momento, os resultados apresentados pela nossa pós-graduação significam o empenho de um trabalho compartilhado por todos nós”, afirmou.
Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes
Atualmente, a UFPI dispõe de 48 residentes apenas no programa de residência veterinária. “Eu quero agradecer ao trabalho dos docentes na realização da residência. Eu também preciso reafirmar o compromisso da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação que busca proporcionar o crescimento dos cursos e oferecer condições aos nossos estudantes as melhores condições para a conclusão da residência. Eu tenho certeza, que todos serão bem qualificados”, frisou o Professor Helder Nunes.
O Professor Francisco Solano iniciou seu discurso refletindo o crescimento do Curso de Medicina Veterinária na instituição. “Eu tenho 38 anos como docente na UFPI, e pude conhecer o Centro de Ciências Agrárias na sua inicial. Ao longo desses anos, nós já ministramos aula para oito alunos de graduação, e hoje contamos com programa de mestrado e doutorado, assim como a residência veterinária. Nesse sentido, os avanços que podemos comemorar refletem a determinação do nosso trabalho e o diálogo existente com a Administração Superior da Instituição”, destacou.
Após a solenidade de recepção, as autoridades presentes distribuíram certificados aos 17 residentes egressos do programa.
HU-UFPI recepciona 70 novos residentes
Além da recepção dos 24 residentes em medicina veterinária, na manhã da última terça-feira (01), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) recepcionou 70 novos residentes, que ingressam nos 21 programas de residência ofertados pela Instituição. A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente; ademais de gestores e docentes da universidade.