Aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril no Campus da Universidade Federal do Piauí, em Picos- PI, a I Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. O evento, organizado pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) em parceria com o HEMOPI, teve como principal objetivo captar e sensibilizar estudantes, docentes, técnicos-administrativos, colaboradores da UFPI e sociedade em geral, sobre a importância da doação voluntária e periódica de sangue, bem como o cadastro voluntário de medula óssea a fim salvar vidas. A Campanha teve como foco ainda a ação promovida nas redes sociais: Todos Juntos por Larissa.
Equipe NAE
A solenidade de abertura contou com a participação das assistentes sociais do HEMOPI, Samara Martins e Suzane Rocha, das médicas Dra. Luciana Luz e Dra. Laís Portela Neiva, de Elaine Almondes da Luz, representando familiares e amigos de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, as quais ministraram palestras, além da presença do Diretor Administrativo do Campus, Profº Francisco Evandro.
De acordo com a assistente social e coordenadora do NAE: “A formação humana e profissional devem estar alinhadas no ambiente acadêmico, contribuindo para a formação de indivíduos que compreendam que têm uma função social a desempenhar na sociedade. Assim, eventos desta envergadura estimulam ações conscientes de solidariedade que tem um impacto direito na vida de outras pessoas”.
Assistente Social
A Campanha Todos Juntos Por Larissa surgiu nas redes sociais em dezembro de 2015, após a médica piauiense Larissa Luz ser diagnosticada com leucemia. Desde então a família procura doadores de medula compatíveis. A ação acabou tomando proporções não antes imaginadas e já mobilizou milhares de pessoas a se cadastrarem voluntariamente para a doação de sangue e medula, não só para Larissa, mas para todas as pessoas que sofrem com doenças sistemáticas.
Cadastro Medula
Cadastro Doação de Sangue
Ao final da Campanha mais de 590 novos doadores voluntários de medula óssea haviam efetuado cadastro e o apoio e participação direta de estudantes, técnicos-administrativos, docentes e colaboradores foi decisiva para o sucesso do evento.