Semiramis Jamil Hadad do Monte recebeu o título de cidadã piauiense (Foto: Assessoria da ALEPI)
A médica Semiramis Jamil Hadad do Monte, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu o título de cidadã piauiense em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A sessão solene foi realizada no dia 3 de maio e atendeu ao requerimento da deputada Flora Izabel (PT).
Semiramis Monte nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e reside no Piauí há 19 anos. A deputada Flora Izabel disse que a médica Semiramis Monte realiza um trabalho acadêmico e social de grande importância para o Piauí e para o mundo. “Em 1999, Semiramis implantou no Piauí o primeiro laboratório para dar suporte aos transplantes de órgãos da região, permitindo iniciar o programa com doador falecido”, afirmou ela.
Flora Izabel afirmou que a médica faz um trabalho que apoia o diagnóstico de forma precoce de várias doenças, como dengue, calazar e tuberculose, e que permite, também, o tratamento e acompanhamento de doenças genéticas raras, dando acessibilidade às pessoas desassistidas e residentes em locais distantes de Teresina. A parlamentar acrescentou que “ela desenvolveu programas computacionais para realização de transplantes complexos de órgãos e foi convidada para dar aulas nos Estados Unidos, levando o nome do Piauí para o mundo de forma positiva”.
Ao discursar na sessão solene, Semiramis Monte disse que chegou ao Piauí em 1995, afirmando que, juntamente com outros profissionais da área médica, realizou o sonho de implantar na UFPI um centro de excelência em biologia nuclear, o que permitiu avanços nas pesquisas de transplante de medula óssea. Ela declarou que esse trabalho possibilitou a formação de um cadastro de 50 mil potenciais doadores no Piauí, dando esperança a centenas de pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea.
Seminaris Monte, que ficou emocionada e chorou ao falar sobre o apoio dado ao seu trabalho pelo marido, José Tibúrcio do Monte, e familiares, agradeceu à deputada Flora Izabel e a todos os parlamentares a homenagem que recebeu.
Fonte: ALEPI