Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza a final dos Jogos Universitários 2016

UFPI realiza a final dos Jogos Universitários 2016

Com quase mil atletas inscritos de vários cursos, diferentes modalidades esportivas e após três semanas de competições, encerrou na noite dessa quinta-feira (21), a segunda edição dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A primeira edição dos JUFPI em 2014 consistiu em um Torneio de Futsal no qual participaram 16 cursos de graduação e 209 atletas nas categorias masculino e feminino. Em 2015, não foi possível realizar os jogos na data prevista em função do movimento de greve dos servidores. Em 2016, alunos do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação da UFPI disputaram as seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Handebol, Futsal, Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Badminton e Basquetebol.

Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o clima amistoso entre os estudantes reafirma o compromisso da Administração Superior em estimular a prática esportiva. "Nós tivemos a oportunidade de assistir partidas ao nível profissional. Ao logo dos Jogos Universitários nós pudemos conferir apresentações maravilhosas. O clima de euforia e alegria entre os nossos estudantes é a prova que a prática esportiva integra e disciplina, além de trazer benefícios à saúde corporal. Hoje nós estamos em festa", afirmou.

nadir

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, e Pró-Reitora da Praec, Cristiane Torres, durante final dos Jogos Universitários

Com garra, espírito de equipe, comportamento respeitoso ao adversário, o último dia do evento foi também marcado por muita animação. Na ocasião, ocorreram as finais do futsal. As equipes femininas jogaram primeiro. O time Savana, das alunas do curso de Educação Física, enfrentou as Multigirls, alunas de Farmácia. O resultado foi de 5x2 para o Savana, que garantiu o primeiro lugar na competição.

meninas jogando

Final do futsal feminino

Para a estudante Gisele que marcou o segundo gol pela equipe Savana, a final foi uma verdadeiro espetáculo. "O jogo foi muito bom. O entrosamento da nossa equipe e nós conseguimos realizar tudo aquilo que foi planejado, portanto, foi um espetáculo para a final", comentou.

A final masculina contou com os meninos do Laranja Mecânica, do curso de Engenharia Mecânica contra o time LDA, do curso de Agronomia, do campus de Bom Jesus. O LDA garantiu a vitória, com o placar de 5x1.

time meninos

Time LDA comemora a vitória

O estudante Edson Artur aprecia o sabor da vitória, sobretudo, por ter vindo juntamente com a sua equipe do Campus de Bom Jesus. Estamos muito felizes. A sensação é de dever cumprido, valeu apena a união do grupo, e nós fomos campeões", frisou.

Os Jogos Universitários são idealizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), com o objetivo de estimular a prática esportiva e fomentar o aparecimento de novos talentos, conectando todos à alegria que só o esporte traz. Promovem ainda a socialização dos estudantes dos diversos Campi, cursos de graduação e pós-graduação, fortalecendo o sentimento de amizade e cooperação mútua, despertando o interesse do corpo discente da UFPI em participar de competições a nível local, regional, nacional e internacional.

cristiane

Pró-Reitora da PRAEC fala da importância da realização dos jogos

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Bezerra ressalta os saldos positivos da 2ª edição dos Jogos Universitários. "Nós tivemos a participação intensa e significava dos estudantes. Eles atenderam a convocação da PRAEC, e houve a presença de quatro vezes mais atletas que a edição passada.  Em 2014 foram 209 competidores, e neste ano quase mil esportistas participaram de diferentes modalidades. Então a organização parabeniza a todos pelo excelente evento, sobretudo, o respeito ao adversário. Nós esperamos que no próximo ano os Jogos Universitários cresçam ainda mais", finalizou.

Confira o Vídeo:

esporteplay.jpg