Obra "O Piauí vai nascer" de Jaider Esbell
As Instituições de Ensino Superior não só tem o papel de contribuir com a formação acadêmica, mas também fomentar o apreço pelas práticas culturais nas sociedades em que se encontram inseridas. Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na tarde desta sexta-feira (29) o encerramento da exposição artística "It Was Amazon". Na oportunidade, a Administração Superior da UFPI recebeu do artista plástico Jaider Esbell o quadro "O Piauí vai nascer".
Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, é entusiasmante receber o presente das mãos do artista. "A exibição foi iniciada há cerca de 10 dias atrás, e contribuiu não só em trazer os elementos da natureza para a instituição, mas também por estimular a reflexão sobre o impacto do nosso comportamento no meio ambiente. A exposição vai além da representação das telas de artes, ela é essencial para discutir o ambiente na perspectiva do índio. Enquanto ao nosso presente, eu vejo como um prêmio, que será emoldurado, uma vez que, a mesma representa o Piauí, Teresina e, sobretudo, as pessoas que habitam essas terras", afirmou.
Jaider Esbell explicando a sua exposição "It was Amazon"
O Expositor Jaider esbell explicou o nome de sua obra que misturou elementos da natureza e elementos piauienses. “A obra se chama 'O Piauí vai nascer', pois é uma perspectiva do estado do Piauí para encontrar de fato o seu caminho para o desenvolvimento, que vemos no dia-a-dia, com representações ambientais buscando essas respostas em coisas básicas como a rocha, pinturas rupestres e a paisagem preservada. Durante o esboço do quadro eu também considerei a alta inteligência do piauiense que é um povo trabalhador e que consegue buscar esses caminhos para vencer. Por fim, outro elemento é a importância da água nessa pintura”, ressaltou.
Confira o vídeo:
Confira mais fotos: