A aluna da Pós-graduação em Ciência dos Materiais, Ariane Maria da Silva Santos, e a pós-doutoranda em Física pela UFPI, Dra. Anupama Ghosh, tiveram seus trabalhos apresentados na Conferência Internacional de Carbono (Carbon 2016), realizado na Pensilvânia, USA. A Conferência contou com mais de 800 participantes de todo o mundo, incluindo grandes nomes da pesquisa de carbono, estudantes, professores e cientistas. Foram mais de 400 apresentações de pôsteres, 300 apresentações orais e palestras incluindo ganhadores do Prêmio Nobel, como o Prof. Konstantin Novoselov, premiado pela descoberta do grafeno, em 2010.
Professor do Departamento de Física, Dr. Bartolomeu Cruz Viana, e a pós-doutoranda em Física pela UFPI, Dra. Anupama Ghosh
Representando o Brasil e a UFPI, estiveram presentes o Professor do Departamento de Física, Dr. Bartolomeu Cruz Viana, a Dra. Anupama Ghosh, que apresentou banners explicando algumas pesquisas atuais em andamento no Fismat/UFPI, e a mestranda em Ciência dos Materiais, Ariane Maria da Silva Santos, que apresentou sua pesquisa envolvendo carbono produzido através do babaçu.
Ariane Maria da Silva Santos é mestranda em Ciência dos Materiais pela UFPI e realiza pesquisa envolvendo carbono produzido através do babaçu
O trabalho de Ariane Santos consistiu na produção de um carbono a partir do produto do babaçu, o mesocarpo, com o objetivo de retirar contaminantes do meio ambiente. “Foi um grande aprendizado, pois eu nunca havia usado o babaçu com uma aplicação tão nobre. Então esse trabalho de retirada de corantes e outros contaminantes é de grande contribuição para o meio ambiente pois ajuda no processo de despoluição de águas. Além disso, agrega um outro valor ao produto do babaçu, o mesocarpo, a partir da dissociação desses compostos orgânicos”, diz Ariane.
As pesquisas realizadas envolvendo carbono foram produzidas por meio do babaçu
Segundo o professor Bartolomeu Cruz Viana, o foco principal do trabalho é despoluir. “É retirar os compostos orgânicos de rios, lagoas utilizando o carbono, que é um material não agressivo. Fazemos a remoção do material contaminante, depois removemos o carbono e tratamos a água novamente”, explica.
Dra. Anupama Ghosh apresentou algumas pesquisas atuais em andamento no Fismat/UFPI durante a Conferência Internacional de Carbono
A Dra. Anupama Ghosh fala da importância e contribuição do trabalho para o meio ambiente. “As indústrias de remédios e têxteis, por exemplo, descarregam muitos contaminantes e o nosso material de carbono ativado visa justamente retirar os poluentes, como metais pesados, fármacos, e deixar a água fluente e limpa”, conta.