Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação-UFPI lançam livro

Professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação-UFPI lançam livro

Organizado por Ana Regina Rêgo, o livro "Imprensa, Perfis e Contextos" reúne trabalhos de vários pesquisadores do campo da Comunicação, tais como: Gustavo Said da UFPI, José Marques Melo da Cátedra da Unesco e METODISTA de São Paulo, Jorge Pedro Sousa da Universidade Fernando Pessoa- Porto/Portugal, Manuel Parés i Maicas da Universidade Autônoma de Barcelona, além dos jovens pesquisadores Marcos Paulo da Silva da METODISTA de São Paulo, Ranielle Leal coordenadora de Comunicação do MPE-PI, Nina Nunes Cunha e Afonso Bruno Neto, alunos de jornalismo da UFPI.

Trata-se de uma coletânea de trabalhos científicos que analisam contextos e apresentam perfis do jornalismo brasileiro, espanhol e português. Em suma, o livro apresenta resultados de pesquisas realizadas no âmbito das instituições representativas do campo comunicacional, das quais fazem parte os pesquisadores envolvidos na produção desta obra. São elas: CONFIBERCOM, SOPCOM, INTERCOM, SBPJOR e Rede ALCAR, além das universidades de origem de cada autor.

Imprensa, Perfis e Contextos se divide em três partes, na primeira são analisadas conjunturas específicas do jornalismo no Brasil, formando um panorama que abrange desde a tardia implantação da imprensa periódica em nosso país, até análises mais pontuais do comportamento da imprensa em momentos como o da aproximação do Brasil com Alemanha e Itália antes da Segunda Guerra Mundial. Em seguida são apresentados perfis de importantes jornalistas que a marcaram a história, com destaque para Hipólito José da Costa no Brasil, Antonio Rodriges Sampaio em Portugal e Manuel Vazques Montalban na Espanha.

O livro, que está sendo lançando conjuntamente pelas Editoras All Print de São Paulo e EDUFPI, conta com o patrocínio da Lei Rouanet, da Discar Distribuidora e do Grupo Arrey.

Vale destacar ainda que a coletânea é uma iniciativa do NUJOC- Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação do PPGCOM-UFPI em parceria com o ICC-Instituto de Comunicação e Cultura.

Editora: ALL PRINT e EDUFPI
ISBN13: 9788541101400
Edição: 1ª Edição - 2012
Número de Páginas: 216
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16,00 x 23,00 cm.

Evento de lançamento em Teresina

Data: 27 setembro 2012