Nesta terça-feira (09), foi realizada a cerimônia de premiação dos estudantes que participaram da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), etapa regional, realizada em 2015. O evento aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença dos professores, diretores das escolas participantes e familiares. Na Olimpíada foram inscritos 368.521 alunos, num total de 1.757 escolas.
Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira
A Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira ressaltou a importância da educação para transformação da vida dos jovens. “Tenho prazer em estar aqui nesse momento, pela importância desse trabalho. A história da OBMEP nos motiva a continuar apoiando esse grande projeto que não chegaria na sua 11ª edição, se não fosse pela competência e compromisso de cada um. A Universidade Federal do Piauí reafirma o compromisso em dar seguimento a esse projeto para que possamos manter o brilho nos olhos desses jovens e para que eles consigam transformar suas vidas por meio da educação”, destacou.
Presidente da OBMEP, Cláudio Landim
Para o Presidente da Olimpíada, Cláudio Landim, a OBMEP é uma ferramenta de melhoria na qualidade da educação. “Ao longo desses 11 anos, conseguimos por meio dessa prova, detectar alunos que tinham muito talento para matemática. A Olimpíada tem mais impacto nos colégios que se envolvem diretamente. A esperança é que tenha impacto em todos os alunos do colégio. O Piauí tem uma participação importante em dois momentos: na criação, a OBMEP foi inspirada nas olimpíadas regionais de escolas públicas e existia olimpíada aqui no Piauí e no Ceará. E depois, no programa OBMEP na escola, que foi muito inspirado no trabalho do professor de Cocal dos Alves, Antonio Amaral”, afirmou.
A estudante Anne Beatriz Cardoso recebe medalha do presidente da OBMEP
Para a estudante Anne Beatriz Cardoso, da Unidade Escolar Padre Freitas, em Piripiri, é a segunda medalha como participante da OBMEP. “Tínhamos as aulas de preparação para Olimpíada. Em 2014 ganhei ouro, em 2015, ganhei medalha de bronze. Gosto de participar da olimpíada porque ajuda na escola e minha família fica feliz”, diz.
Professor Antônio Amaral e o Presidente da OBMEP, Cláudio Landim
O professor Antônio Amaral, da Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, ressalta as contribuições da olimpíada para a escola. “O aluno ganha conhecimento desde um cartão resposta numa prova de primeira fase até a perspectiva dele em se formar naquilo desejado. Participar de olimpíadas significa promover estudos de grupos, criar oportunidades a mais para quem tem talento, e ainda uma possível participação numa bolsa de iniciação científica. A OBMEP não é só importante para descobrir novos talentos para o Brasil mas, também, para contribuir na aprendizagem do ambiente escolar”, diz
Prof. Dr. João Xavier Neto (a direita) entrega diploma para professor
Para o coordenador regional da OBMEP e docente da UFPI, Prof. Dr. João Xavier Neto, a participação em olimpíadas traz bons resultados. “Nos últimos 20 anos, as olimpíadas são o que melhor tem aparecido na educação pública. Nós temos vários ex-alunos que hoje são professores aqui da universidade. Cocal dos Alves está com um dos maiores indicadores educacionais do Brasil, e o grande vetor motivador é a Olimpíada de Matemática”, conclui.
Na 11ª Edição da OBMEP (2015) tiveram: 4 ouros, 15 pratas, 62 bronzes, Menções Honrosas (551). As escolas que se destacaram também ganharam prêmios, foram 2 Kits esportivos, 15 kits didáticos e 9Troféus. Para professores foram: Um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) e 2 troféus para Secretarias Municipais. Confira a lista da Premiação Estadual Piauí na 11ª OBMEP em 2015 aqui.
Confira mais fotos: